UmuaramaSol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme.19º27º
|

Colunista

Quer ser interessante... Seja interessado!

As pessoas estão cada vez mais sozinhas e vivendo uma longa espera pela pessoa amada, por não se darem conta, que é necessário amar para serem amadas...

ANDRÉA SEFRIAN (*) O Bemdito 10 de julho de 2019 09h50

Existem vários motivos que fazem com que algumas pessoas não se dêem bem nos relacionamentos, porém a maior causa de encontrarmos pessoas ótimas, de valores, bem sucedidas profissionalmente, independentes e cada vez mais sozinhas, é o fato de estarem tão focadas em si, que não resta espaço para que outro entre.

Tenho ouvido muito no consultório: “Não rolou aquela conexão, aquela química sabe...” E aí te pergunto: Como vai rolar alguma conexão se você não está interessado na vida do outro de tanto que está preocupado com seus compromissos, seu futuro, sua vida financeira, seus..., seu..., seus...

O tempo todo só sabe falar de si mesmo e de seus planos, sem prestar atenção que há outra vida, outra história, outro coração ali na sua frente, cheio de desejos e vontades para compartilhar também.

A ideia do amor próprio anda sendo divulgada de uma maneira tão exacerbada e distorcida, que as pessoas estão olhando somente para seu próprio umbigo, se perdendo no real sentido da vida e dos relacionamentos.

 A cultura do “ame a si mesmo”, “tenha amor próprio”, “você sempre em primeiro lugar”, tem criado pessoas tão egocêntricas, preocupadas somente, com seu corpo, sua aparência, seu bem estar e suas satisfações, se fechando nessa exagerada busca e obsessão por uma excelência em serem cada vez melhores, que acabam se esquecendo que para que o outro entre na sua vida, você precisa dar abertura e ampliar seu olhar para a vida alheia também, e não ficar vidrado somente em si.

Não estou me referindo aqui que você não deve se amar e se cuidar...Deve sim, e fazer isso por você é maravilhoso e necessário, porém em doses adequadas e num auto olhar flexível. Somente, é necessário rever o real sentido da estrutura da vida que é o que traz a mobilidade afetiva para as relações: o olhar para o outro, a preocupação com o bem estar do outro, o servir, o ajudar, se dispor para ver o outro bem, estar realmente interessado no sagrado que a vida do outro significa e como deve ser tratado com cuidado e carinho também.

As pessoas estão cada vez mais sozinhas e vivendo uma longa espera pela pessoa amada, por não se darem conta, que é necessário amar para serem amadas... É necessário se interessar, para que você se torne interessante. É fazer pelo outro e não ficar só esperando que façam por ti, ou te provem alguma coisa.

Mas vamos lá lindos e lindas... Vai aí um alerta!!! Não é para vocês viverem cuidando e servindo pessoas que os maltratam, que os escravizam, que seqüestram sua subjetividade e são abusivos com vocês... Não é para viverem em sofrimento... Mas sim se doarem com alegria, e se esforçarem em estar envolvidos na vida de pessoas que vão acolher e estar interessados na sua vida também.

Quando você entende que toda e qualquer relação é uma via de mão dupla que só funciona pela doação de um pelo outro e que a única coisa que traz realização e plenitude à nossa existência é estar à disposição do próximo sem esperar nada em troca, você entendeu tudo! O motor da vida humana é o amor, e quando dedico meu amor, cuidados, interesse e atenção a alguém, me preencho da satisfação de ver o outro feliz.

________________________________________________________________________________________________

(*) Andréa Sefrian (CRP08/12599) é Psicóloga Especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela PUC-PR, atua há 10 anos como psicóloga clínica ( CLINIMED ), além de ser palestrante e prestar consultorias e treinamentos em instituições e empresas,  conciliando com o trabalho de Psicóloga do CRAS do Município de Xambrê, concursada há mais de 6 anos. Apaixonada pelo ser humano, acredita que sua missão de vida é trabalhar ouvindo histórias e construindo possibilidades de esperanças. 

Comente

Leia também

TUCCA
LAB
Baruck
CAMPESTRI
Fabio Rebuci
CURSO

Mais lidas

GAZIN
OFERTA VIVIAN 1
TOYOTA
OFERTA VIVIAN 2