UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.21º30º
|
MORENA 2

Colunista

Solidão, Carência e Vazio! Por que me sinto assim?

Relacionamentos não preenchem o vazio, profissão não ocupa lacunas, sonhos não completam essas cavidades, família não é plenitude

Foto: Arquivo OBemdito

ANDRÉA SEFRIAN (*) O Bemdito 28 de agosto de 2019 10h15

Existe um vazio que é constitucional de todo ser humano. A Psicologia explica que somos feitos de cavidades (buracos). Enxergamos por duas cavidades, ouvimos por outras duas cavidades, respiramos por outra, nos alimentamos por mais outra, quando morremos somos enterrados em uma cavidade, e depois de algum tempo se você quebrar o osso de um esqueleto, constatará cavidades dentro dele também. Ou seja, o ser humano é constituído de vazios. E esse vazio não é preenchido por nada do que normalmente as pessoas pensam que as preencherá.

Relacionamentos não preenchem o vazio, profissão não ocupa lacunas, sonhos não completam essas cavidades, família não é plenitude. Claro que ajudam e colaboram muito para a evolução de todo ser humano. Porém, a única coisa que preenche esse vazio da solidão, e que é a ultima coisa que as pessoas solitárias têm buscado... É a fé, a espiritualidade. Isso mesmo, a crença! Seja lá em que Ser Superior você acredita, essa fé precisa ser alimentada e vivenciada todos os dias. Pois se alimento minha fé positivamente, menos medos e angustias sinto.

Oi? Como assim, Andréa?

Veja bem, quando uma criança cai, se machuca, ou fica triste, os pais ou algum adulto aparece para sanar e ajudar a cuidar do ferimento. Porém quando nos tornamos adultos, e nos ferimos física ou emocionalmente, já não há a quem recorrer.Você aprende que precisa lidar com suas feridas sozinho, e muitas vezes isso gera uma angústia muito grande, pois o sentimento de desamparo toma conta das pessoas.

Por isso a fé é a única que alivia e preenche esse vazio, é o crer que de alguma forma você está sendo cuidado e amado, que você pertence a um criador, que tudo que está vivenciando está lhe ensinando algo, que por mais difícil que pareça uma situação, existe essa energia gigante e positiva dentro do universo que faz os ciclos se renovarem, e sempre trazem a esperança de que tudo ainda pode mudar.

Contudo, quando não alimentamos nossa espiritualidade, além do vazio, surge a carência que faz com que as pessoas vivam constantemente inseguras e insatisfeitas. Vivem em submissão e criam o hábito de aceitar qualquer condição por medo de ficarem sozinhas. Mantêm uma grande dificuldade de manter relacionamentos longos, pois os parceiros não suportam o fardo de ter que fazer o outro feliz o tempo todo. Cometem muitos erros em suas escolhas pela falta de critérios para se relacionar, pois qualquer coisa é melhor que ficar sozinho. E aí o vazio só aumenta.

Sendo assim, é necessário aprender a se motivar pela espiritualidade, pela crença em um Criador e em si mesmo. Aprenda a gostar de você, conheça as suas qualidades, aprenda a lidar com suas limitações e sinta-se bem com isso. Aceite-se! Busque fazer mais atividades que lhe dão prazer. Medite! Nutra o amor próprio e perceba como a necessidade pelo outro diminui.

A carência afetiva está enraizada no desejo de suprir vazios interiores e na falta de amor próprio. Então se você quer começar a se amar, precisa olhar para você, para sua história de vida e para seu eterno Instituidor. E entenda uma coisa... Espiritualidade não é religião, é a relação natural do homem com Deus!

________________________________________________________________________________________________

 

(*) Andréa Sefrian (CRP08/12599) é Psicóloga Especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela PUC-PR, atua há 10 anos como psicóloga clínica (CLINIMED), além de ser palestrante e prestar consultorias e treinamentos em instituições e empresas,  conciliando com o trabalho de Psicóloga do CRAS do Município de Xambrê, concursada há mais de 6 anos. Apaixonada pelo ser humano, acredita que sua missão de vida é trabalhar ouvindo histórias e construindo possibilidades de esperanças.

 

 

Comente

Leia também

TUCCA
LAB
CDO
Fabio Rebuci
ANHAGUERA

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 1
OFERTA VIVIAN 2
GLOBAL_MOBILE