UmuaramaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.14º26º
|

Polícia

PM alerta moradores de Francisco Alves sobre o golpe do falso sequestro

Vários moradores receberam ligações durante esta semana

Foto: Portal do Viola

O Bemdito 6 de dezembro de 2019 16h39

Durante esta primeira semana do mês de dezembro a Polícia Militar (PM) de Francisco Alves foi acionada e procurada por diversas pessoas que relataram ter sido vítimas de tentativas do golpe conhecido como ‘falso sequestro’.

De acordo com a PM, esse é um tipo golpe que acontece por meio de uma ligação telefônica, na qual os criminosos encenam o sequestro de um familiar da vítima e exigem como resgate dinheiro ou até cartão para crédito de telefonia celular. Os criminosos informam que algum parente da vítima foi sequestrado e colocam a falsa vítima/parente na linha, sendo que este começa a chorar e a implorar por socorro, solicitando para que se faça o pagamento de certa quantia em dinheiro para o resgate.

Segundo a orientação da PM, em primeiro lugar ao atender esse tipo de ligação a pessoa deve manter a calma, pois nenhum sequestro real exige um tempo tão curto para efetuar o depósito do resgate, portanto pedidos imediatos de resgate em dinheiro já levantam suspeitas.

Outro ponto importante, de acordo com a PM, é que geralmente a vítima do golpe se entrega sem perceber. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, a vítima acaba revelando o nome da pessoa. Então atitudes simples, como perguntar para a voz do outro lado da linha ‘qual é o seu nome?’ e ‘quem está falando?’ podem desmascarar o golpe no início da ligação.

A PM ainda informa que caso você venha a receber uma ligação dessas, o melhor é desligar e procurar a pessoa ou familiar supostamente sequestrado. Além disso, é necessário informar a polícia caso possua o número de origem da chamada, um número de conta na qual seria feito o depósito do resgate ou até mesmo o número do chip para o qual seriam colocados créditos. Desta forma pode ser mais fácil tentar identificar o criminoso.

(Fonte: Portal do Viola)

Comente

Leia também

Ks motos
SE LIGA DESKTOP
Casa do encanador
MORENA
AUTENTIC
LAB

Mais lidas

CASA DO ESPETINHO DESKTOP
TUCCA
AGRO_E_PET_FAZENDAO
RF Desktop
JOÃO CELÓIA DESKTOP
CASA TOESCA