UmuaramaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.19º
|

Esporte

Após 4 meses parado por fratura, lutador mirim de Umuarama vence na Copa Noroeste

Matheus junto com os colegas de pódio. O menino é o do lado direito
Matheus junto com os colegas de pódio. O menino é o do lado direito
Foto: Arquivo pessoal

ANDRESSA ZAFFALON O Bemdito 11 de março de 2019 16h56

O lutador mirim Matheus Ryan Oliveira, de 11 anos, conquistou medalha de ouro na Copa Noroeste de jiu-jitsu, na categoria infantil 2, no domingo (10). O campeonato ocorreu em Paranavaí.  Essa foi a primeira luta que Matheus, que reside em Umuarama, participou após ter fraturado o pé em novembro de 2018 e ficar parado por quatro meses.

Para a mãe do menino, Cláudia da Silva, a vitória de Matheus confirma a dedicação do filho e a vontade que ele possui de lutar. "Foi difícil ver o Matheus machucado e sentido por ficar um tempo sem lutar, que é o que ele gosta, mas eu observava o esforço que ele tem. Mesmo lesionado, se preparava fisicamente. Para mim foi um orgulho muito grande e a vitória representa uma superação", conta.

Na ocasião, as lutadoras Raíssa e Fernanda Freitas de Umuarama também conquistaram medalhas de ouro em suas categorias. Além do ouro no Infantil 2 de até 34 quilos, Matheus também foi medalhista de prata no Infantil 2 de até 37 quilos, peso acima da que geralmente disputa.

A fratura

Em setembro de 2018, Matheus Ryan também foi o vencedor de sua categoria na Copa da Amizade, em Umuarama, e se preparava para enfrentar o Pan Kids na Califórnia, em fevereiro. O campeonato é considerado o mais importante do mundo para a categoria infantil. Porém, quando sofreu a fratura no pé em novembro, o menino ficou impossibilitado de participar da luta.

"Foi doloroso ver ele triste por não conseguir ir ao campeonato. Mas ele não desistiu. Só mostrou que é um lutador de verdade", ressalta Cláudia.

O recomeço

Recuperado da lesão, Matheus agora se prepara para a Copa da Amizade que acontece em Umuarama, no dia 14 de abril e para a representar a cidade no Campeonato da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, em São Paulo. "O sonho dele é ter a oportunidade de competir junto aos melhores do mundo novamente, por isso é importante se preparar para o Brasileiro", afirma a mãe do lutador. 

O menino agradece o carinho da equipe durante o período em que esteve lesionado. "Especialmente ao meu treinador, Vander Carlini, que acreditou em mim", diz Matheus.

Matheus Ryan é natural de Guarulhos (SP) e já conquistou mais de 70 medalhas. Há um ano em Umuarama, o menino já obteve quatro ouros, três pratas e um troféu representando a Capital da Amizade.

 

Comente

Leia também

União
BALAN_DESKTOP

Mais lidas

TAKEJIMA
CELIO MOBILE
VIVIAN 2
VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla