UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.11º22º
|

Esporte

Sesc reúne coordenadores regionais para lançar o Dia do Desafio 2019

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito

JAQUELINE MOCELLIN O Bemdito 15 de maio de 2019 13h10

Na manhã desta quarta-feira (15) foi realizado o lançamento de mais uma edição do Dia do Desafio. Em Umuarama e cidades da região o Sesc é quem coordena as atividades. No lançamento, representantes de vários municípios da região receberam orientações da equipe do Sesc. Ao final, também foram entregues materiais para serem utilizados no dia das atividades.

Neste ano, o Dia do Desafio será em 29 de maio. Mais uma vez Umuarama competirá com a cidade de Lagarto, no Sergipe. Uma norma do ano de 2018 estabeleceu que os municípios sorteados iriam disputar entre si por três anos consecutivos. Na edição do Dia do Desafio 2019, a Capital da Amizade venceu a competição, movimentando 27% de sua população. A cidade de Lagarto conseguiu a participação de 6% de seus habitantes.

Thais Mariane dos Santos, gerente executiva do Sesc Umuarama, solicitou que todos os coordenadores municipais busquem a soma de esforços entre as Prefeituras, empresas, escolas, grupos de atletas, entre outros, para viabilizar a maior participação possível neste Dia do Desafio.

Neste ano, o tema principal é o ‘ciclismo’, por isso, uma das sugestões é que os coordenadores realizem passeios ciclísticos.

Porém, qualquer tipo de atividade física é válido. O mote principal do Dia do Desafio é propor que as pessoas façam pelo menos 15 minutos de atividades físicas e registrem a participação. Porém, além da intenção de uma competição saudável, o objetivo é que a população tome esta prática como uma rotina, ou seja, implementem atividades físicas em seu cotidiano, como uma forma de mudança de hábito em prol da saúde.

O secretário de Esporte e Lazer de Umuarama, Jefferson Ferreira, informou que a equipe da SMEL estará a postos para ajudar. “Nosso objetivo é movimentar a população de Umuarama sempre. Por isso desenvolvemos vários projetos esportivos na cidade, pois sabemos que que isso gera mais qualidade de vida e mais saúde. A proposta do Dia do Desafio é justamente dar esse recado”, disse.

Exemplo

Para incentivar todos, o Sesc apresentou a dona Mercedes, de 68 anos. Ela fez um breve relato de sua história junto aos esportes. A professora aposentada comentou que, em exames de rotina, descobriu que estava com o colesterol alterado e precisaria ingerir dois medicamentos todos os dias.

Inconformada com a ingestão dos remédios, ela resolveu iniciar a prática de atividades físicas regulares. “Comecei a fazer parte dos grupos de exercícios do Sesc. E um professor incentivou a correr”, conta. Ela diz que duvidou que poderia, devido à idade e as suas condições físicas. Depois de um período de treinamento, dona Mercedes já está até mesmo disputando corridas em Umuarama e outras cidades do Paraná.

“Agora estou participando de provas em várias cidades. Vejo que a corrida representa saúde, amizade e superação”, avalia.

Dona Mercedes deu um depoimento de como a atividade física mudou sua vida



Comente

Leia também

CABINE
PLATA
ponto mais
ICE_BANANA

Mais lidas

TAKEJIMA
CELIO MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
PLANALTO