UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.18º26º
|

Umuarama

A imagem da esperança: a contribuição de Nossa Senhora Aparecida aos cristãos

Neste dia de Nossa Senhora Aparecida, confira a importância de Maria representada na imagem da santa para a igreja católica, sob o olhar do padre Marciano Monteiro

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 12 de outubro de 2019 11h28

Neste sábado (12) a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A santa é proclamada como a padroeira do Brasil e por esse motivo em todo o país a data é considerada como feriado. Mas, você sabe o porquê a data é importante no Brasil? O OBemdito conversou com o padre Marciano Monteiro, pároco da Nossa Senhora Aparecida e mestrando em bíblia, para entender a contribuição de Maria na comunidade cristã, a mulher que os católicos dizem estar representada na imagem da santa.

A data 12 de outubro faz analogia a um fato ocorrido na segunda quinzena de outubro de 1717. Na época, dois pescadores foram de barco no Rio Paraíba do Sul com a intenção de oferecer peixes em homenagem a Dom Pedro de Almeida. Antes de pescarem, eles rezaram à Maria (mãe de Jesus).  A época não era temporada de pesca e os pescadores tentaram várias vezes conseguir os peixes, mas as tentativas eram vãs. Eles estavam prestes a desistirem um determinado momento, um pescador lançou a rede no rio e encontrou o corpo de uma imagem de Maria, sem a cabeça. Eles então lançaram a rede novamente e conseguiram apanhar uma cabeça, que se encaixava certinho no corpo da imagem.

Os dois ainda jogaram mais uma vez a rede na água e depois de encontrarem as duas partes da imagem, os pescadores conseguiram pescar muitos peixes, correndo o risco inclusive de afundar a embarcação. Foi a partir desse fato que a devoção de Nossa Senhora Aparecida começou no Brasil.

A mãe negra do Brasil

“As possibilidades da Física dizem que é quase impossível encontrar uma imagem do corpo e da cabeça logo em seguida uma da outra. A água poderia ter levado as duas partes para lugares diferentes do rio porque elas tinham pesos diferentes. A imagem estava com aparência escura, o que demonstra que o corpo e a cabeça estavam há tempos no rio. O mais incrível é que depois de achar a imagem, eles conseguiram pescar vários peixes, mesmo a época não sendo para a pesca”, diz o padre Marciano.

A partir desse fato, Nossa Senhora começou a ser devotada e vários milagres foram atribuídos a ela, diante da oração e da crença dos fiéis. Ela posteriormente recebeu uma coroa e um manto azul. Um santuário em sua homenagem também foi construído, dando origem à cidade de Aparecida do Norte. Em 1930, Conceição Aparecida foi proclamada pelo Papa Pio XI como a rainha do Brasil. Em 1980, no dia 12 de outubro, o papa João Paulo II proclamou o feriado e a consagração do Santuário Nacional de Aparecida.

Uma das características da santa que chamou a atenção dos moradores de São Paulo na época é o fato de a imagem de Maria ser preta. É verdade que quando um objeto fica por bastante tempo dentro da água ela pode escurecer por conta da oxidação. Os fiéis, porém, acreditam que a imagem de Maria encontrada com aparência negra no rio denota uma mensagem importante para a época: a indistinção de Deus para com as pessoas e a necessidade de amar o próximo independente da cor de sua pele.

“Na época, o Brasil vivia um período de escravidão, onde os negros eram discriminados. A imagem trouxe um novo significado, a de que os negros por serem negros não podem ser escravos, eles também são filhos de Deus”, sustenta o padre, que fez um estudo sobre a bíblia em Roma.

Maria, mãe da Igreja

E por que Maria é tão importante e devotada pelos fiéis católicos? De acordo com o padre Marciano, a mulher é considerada como a receptora e a escolhida para a o início da vinda do Messias, que seria o responsável por redimir as pessoas do que pode ser visto como pecado.

“Maria representa tudo o que a Igreja pode ser. Ela teve comunhão plena com Deus foi glorificada pelos seus atos de obediência e fé. Ela representa o início e o fim porque foi a porta de entrada da salvação, gerando Jesus Cristo; é mãe da Igreja, porque é acolhedora; é peregrina e está sempre conosco através do poder da intercessão; e ela nos ensina a seguir Jesus”, ressalta o padre Marciano.

Para o padre, a devoção a Maria deve ser levada em conta porque o testemunho das obras da mulher está na bíblia, livro que rege a fé cristã. “A oração da Ave-Maria não foi inventada. Ela representa a junção do diálogo de Maria com Isabel e da mãe de Jesus com o anjo Gabriel. O anjo enviado por Deus que diz que Maria é agraciada e que transborda graça. Se a bíblia fala isso é sinal de que ela deve ser reconhecida”, explica o padre.

Marciano, porém, destaca a necessidade de se ter um equilíbrio na devoção a Maria. “Ela não pode nem ser endeusada, mas também não deve ser vista com desprezo, sem reconhecer a contribuição dela para a Igreja Cristã”.

Os principais ensinamentos de Maria, segundo Marciano, é dar um ‘sim’ total e confiante a Deus e a obediência aos ensinamentos de Jesus. “Quando ela soube que estava grávida, ela poderia ter negado ou ficado com medo de ser apedrejada, mas ela confiou na escolha de Deus. Outra coisa a ser destacada é que sempre indicava para as pessoas fazerem o que Jesus dizia, mostrando desde a época, que ela não faz os milagres, mas é um caminho para chegar até eles”, justifica o padre.

De acordo com Marciano, que fez os estudos teológicos da bíblia em Roma por três anos, é Maria quem está retratada no livro do Apocalipse, quando há a narração de uma mulher que apareceu no céu vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estelas. O texto bíblico narrado está em forma de metáfora, que segundo Marciano, denota que ela está vestida de ressurreição, venceu o tempo, a morte e foi glorificada. Nesse caso, o padre alega que se trata de Maria porque foi ela quem deu à luz a um varão que iria reger todas as nações da terra, texto também escrito no livro do Apocalipse.

 “O sol representa a ressurreição. A lua significa o tempo e a morte, como ela tem a lua debaixo dos pés, significa que ela pisa nela, representando que ela venceu a morte. E a coroa tem mais a ver com a glorificação da mulher. Por isso não há dúvidas de que Maria é importante para a igreja. É ela a mulher que contribuiu para o começo da era cristã e que significa tudo o que ela deve ser”, finaliza o padre.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Umuarama homenageou a santa padroeira do Brasil através do nome da igreja

Comente

Leia também

ANHAGUERA
CURSO
LAB
DRA_ALINE_E_THAIS
Fabio Rebuci
TUCCA

Mais lidas

VIVIAN 2
AUDITHORIUM
VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla