UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.18º34º
|

Umuarama

Aciu será 1ª entidade da região a emitir o Certificado de Origem Digital

Foto: Divulgação

REDAÇÃO O Bemdito 15 de setembro de 2018 10h08

O Certificado de Origem é o principal documento no processo de importação ou exportação de uma mercadoria. Ele é exigido pelo Ministério do Comércio Exterior e Serviços, que está implantando agora a versão digital do documento, o COD.

A partir de 1º de outubro o COD será exigido nas relações internacionais com a Argentina e o Uruguai e, dentro de mais alguns meses, por países diversos.

Uma parceria entre a Aciu e a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) amplia o atendimento a empresas de Umuarama que utilizam o Certificado de Origem, oferecido pelo Ippex (Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior). A entidade será a primeira da região a emitir o documento.

O Certificado de Origem Digital, que será exigido para negócios internacionais com a Argentina e com o Uruguai a partir do dia 1º de outubro, foi criado para agilizar as relações comerciais e o serviço representará uma economia de custos de pelo menos 35% em sua emissão, que reduz o prazo de análise de três dias para menos de 30 minutos.

A Aciu possui equipe para dar todas as orientações necessárias para seus associados que já importam/exportam e também para aqueles que pretendem iniciar nesse caminho de grandes perspectivas.

Os associados poderão pagar pelas emissões diretamente no boleto mensal da entidade. Outra vantagem do Certificado de Origem é que a emissão é feita diretamente na plataforma do Ippex, de forma rápida e descritiva, com equipe de suporte desde a programação do sistema no computador até a finalização do trabalho.

Leia também

Comente

Serão moderados e passíveis de não publicação e/ou exclusão os comentários de cunho eleitoral, que contenham termos que possam caracterizar propaganda eleitoral, tais como a divulgação de nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, bem como palavras chave, tais como eleições, segundo turno ou outras nomenclaturas dessa espécie. Essa restrição permanecerá até o final do período eleitoral.

ORAL SIN - Aniversário
RINOPLASTIA - Dr. Ricardo
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
HOYER - 20% Desconto

Mais lidas

churrascaria
katar
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla