UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.18º31º
|

Umuarama

Aeroporto de Umuarama recebe equipamentos da estação meteorológica

Prefeitura informa que liberação para voos comerciais depende apenas da Anac

Foto: Tiago Boeing/PMU

ASSESSORIA PMU O Bemdito 10 de outubro de 2019 10h18

O início dos voos regulares que serão ofertados pela Azul Linhas Aéreas, entre Umuarama e Curitiba, está cada vez mais próximo. Nesta semana, o Aeroporto Orlando de Carvalho recebeu os equipamentos da estação meteorológica que já está sendo implantada, mais um passo importante para a conclusão das obras de ampliação e adequação necessárias para a operação comercial.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, acompanhou o desembarque dos equipamentos e explicou que está sendo instalada uma estação meteorológica de superfície, que vai fornecer as condições do tempo aos pilotos de aeronaves através de uma frequência, de forma automática.

"Quando for iniciar a aproximação, o piloto vai sintonizar essa frequência e terá informações detalhadas sobre as condições de pouso em Umuarama, permitindo mais segurança para o procedimento", explicou.

O piloto André Coladine, da comissão de administração do aeroporto, acrescentou que em seguida será feito o estudo da carta de aproximação para a elaboração do procedimento RNAV (navegação por área), "e esses novos equipamentos auxiliarão o piloto sobre as condições meteorológicas e também para calibrar os procedimentos, no caso o altímetro".

A estação meteorológica foi liberada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), que recentemente liberou também o portal para checagem de passageiros com detector de metais e o equipamento de raio-x para bagagem de mão, já instalados na antessala de embarque.

Douglas Bácaro lembrou que a implantação desses equipamentos é um dos últimos passos para a conclusão das obras de ampliação e adequação do aeroporto. A mobília já foi adquirida e está prestes a ser entregue. A estrutura está em fase final de implantação. "Falta pouco para Umuarama ter a sua linha aérea. A parte do município está concluída, restando apenas a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e eventuais ajustes que forem apontados nas últimas vistorias", explicou o secretário.

Para a operação comercial de forma regular, o aeroporto foi praticamente reconstruído do ano passado para cá. O investimento é de R$ 7 milhões em obras que envolveram novos aterros, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, fechamento com tela e outras benfeitorias. "A liberação está na reta final e não depende mais da Prefeitura, apenas da Anac", finalizou Bácaro.

 

Comente

Leia também

LAB
ANHAGUERA
Baruck
DRA_ALINE_E_THAIS
CDO
CURSO

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 1
OFERTA VIVIAN 2
AUDITHORIUM
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla