UmuaramaChuvoso durante o dia e à noite.19º25º
|

Umuarama

Uopeccan agenda exames de mamografia e PSA nesta segunda, em Umuarama

Foto: Ricardo Trindade/OBemdito

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 8 de abril de 2019 11h14

Como forma de celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 8 de abril, Legião Feminina de Combate ao Câncer, da Uopeccan, realiza nesta segunda-feira (8) agendamentos gratuitos de mamografia e exames de PSA (que combate o câncer de próstata).

A atividade acontece das 8h às 16h, em frente a Panificadora Real, próxima à Praça Santos Dumont, em Umuarama. Até às 10h30 desta segunda-feira, 111 agendamentos de mamografia e 96 de PSA já foram feitos no local. A realização dos exames de PSA serão feitos nos dias 9, 10, 11, 12, 15 e 16 de abril. Já as mamografias podem ser realizadas nos dias 29, 30 e 31 de abril.

De acordo com a Diretora da Legião Feminina da Uopeccan,  Célia Lira, o objetivo da ação é promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

¨A prevenção é um ato de amor para si mesmo e para a família. O câncer fragiliza todas as pessoas que convivem com determinada pessoa. Dessa forma, o intuito do ato é promover a prevenção da doença. Com o acesso aos agendamentos, a população pode realizar os exames e descobrir se há algum indicador do câncer de mama e de próstata.  Com os testes, a pessoa pode ter um diagnóstico precoce da doença  e isso indica maiores chances dela conseguir se curar porque o tratamento torna-se mais facilitado¨, ressalta Célia.

O aposentado de 62 anos, Laerte Zambelo foi até o local agendar o exame. Na ocasião, ele levou também o sogro de 93 anos. ¨Essa é uma oportunidade boa de conseguir se preparar. É uma forma fácil e acessível que deveria ter sempre. É uma maneira a de se cuidar e fazer com que outras pessoas também estejam interessadas na prevenção do câncer¨, alega Laerte.

A Diretora da Legião Feminina da Uopeccn destaca que os agendamentos de mamografia também podem ser feitos em qualquer data no Hospital do Câncer ou até por telefone. Já os agendamentos para exames de PSA não são feitos em qualquer dia, ¨geralmente, em ocasiões especiais, como hoje¨, lembra Célia

As pessoas interessadas em realizar os agendamentos não precisam levar documentos ao local. As consultas decorrentes do agendamento também serão gratuitas. 

Comente

Leia também

BRINQUEDOTECA
União
COACHING

Mais lidas

CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
BLACK RIGOR