UmuaramaSol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.21º33º
|

Umuarama

Alunos realizam feirinhas de produtos e serviços no encerramento de projeto

Foto: Tiago Boeing/PMU

ASSESSORIA PREFEITURA UMUARAMA O Bemdito 10 de novembro de 2018 13h12

O prefeito Celso Pozzobom, a secretária de Educação, Mauriza Lima, e o agente de desenvolvimento da Casa do Empreendedor, Paulo Leon Baraniuk, visitaram escolas que estão finalizando o Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP). A proposta envolve alunos do 4º ano das 21 unidades educacionais do município e neste ano contou com 46 turmas, que somam 1.071 estudantes, acompanhados pelos professores, que tiveram treinamento específico para o projeto.

A implantação da educação empreendedora nas escolas é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Sebrae/PR e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, por meio da Casa do Empreendedor. A parceria leva a metodologia da cultura empreendedora aos alunos do 4º ano (na faixa dos 9 aos 10 anos), a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor.

O tema deste ano é “Locadora de produtos” e os trabalhos são apresentados em feirinhas nas escolas, desde o último dia 26. “É gratificante ver o entusiasmo das crianças gerindo o próprio negócio, vendendo fichas para produtos e serviços, organizando as ações, trabalhando com dinheiro. Tenho certeza que esse projeto vai despertar a consciência de muitas delas para a organização, o planejamento e no futuro a busca pelo sucesso no campo profissional”, destacou Pozzobom.

Na Escola Municipal Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, no Parque D. Pedro I, o prefeito foi recebido pela diretora Rosângela Bragatto e pela coordenadora pedagógica Lerci Perrut e conheceu o trabalho das professoras Juliana Horwat, Aline Karen e Vera Lúcia da Silva. As turmas da manhã e tarde locaram uma cama elástica e comercializaram momentos de diversão para os colegas das outras turmas por R$ 2,00.

Na Escola Municipal São Francisco de Assis, a equipe da diretora Vanessa Gardin organizou os alunos para venderem pipoca, brigadeiro e brincadeiras de pebolim e cama elástica, por R$ 1,00 cada atividade ou produto. O projeto foi coordenado pela professora Helen Gomes Eko, com apoio da coordenadora do estabelecimento, Izabel Cristina Verhalen.

“O tempo foi curto para todo o conteúdo (de agosto até o início de novembro), mas os resultados foram ótimos. As crianças mostram espírito empreendedor, se envolvem a fundo com o projeto e até fizeram planos para usar o dinheirinho arrecadado”, disse a professora.

O projeto

As crianças desse projeto montaram um plano de negócios e estão ‘alugando’ brinquedos para os demais estudantes, aprendendo na prática uma atividade comercial, explica a coordenadora educacional Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira. Os professores tiveram formação oferecida pelo Sebrae, entre maio e junho, e receberam material didático para aplicar o conteúdo em 10 aulas.

Eles tiveram ainda uma aula de avaliação e agora estão demonstrando o aprendizado nas feirinhas de locação, oferecendo aos colegas brincadeiras, serviços e produtos como cama elástica, escorregador inflável, jogos, algodão-doce, fantasias, pintura facial, bazar de usados, geladinho, cinema com pipoca e uma série de atrativos.

Nas aulas os alunos conhecem os dez comportamentos empreendedores – busca por oportunidades e iniciativa; persistência; riscos calculados; qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. “Com isso, desenvolvem o protagonismo juvenil e entram em um ciclo de aprendizagem vivencial que auxilia no crescimento como pessoa, como cidadão e abrem os horizontes do empreendedorismo, da iniciativa própria no mundo dos negócios, o que pode transformar a nossa sociedade no futuro”, destacou Pozzobom.

Comente

Leia também

PRO-OFTALMO
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
katar
REGINA

Mais lidas

GASTRO - Dr. Gilberto
OFERTA_VIVIAN 2
OFERTA_VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla