UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.20º35º
|

Umuarama

Aparecimento de escorpiões deixa população em alerta em Umuarama

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, nove acidentes com escorpiões já foram registrados na cidade somente neste ano em Umuarama

Foto: Reprodução/Redes sociais

REDAÇÃO O Bemdito 11 de setembro de 2019 19h23

Publicações em redes sociais alertam a população umuaramense sobre o aparecimento de escorpiões em residências. Uma moradora do Jardim Campo Belo divulgou que dois escorpiões foram encontrados em sua casa na terça-feira (10), um na área externa do imóvel e outro em cima de sua cama. A postagem teve repercussão e pelo menos quatro pessoas comentaram que também encontraram o mesmo tipo de animal em seus imóveis.

O OBemdito entrou em contato com a responsável pela postagem. Ela preferiu não se identificar, mas confirmou que os escorpiões foram encontrados pela sua filha de 16 anos, no mesmo dia. “Eu fico preocupada porque tenho filhos pequenos de 1 ano e 9 meses e uma de 6 anos. Quando minha filha mais velha me falou que tinha encontrado os bichos, decidi que deveria alertar a população, porque não adianta só eu cuidar da minha propriedade se outras pessoas próximas não cuidam”, diz a moradora do Jardim Campo Belo.

Segundo a mulher, assim que soube do aparecimento dos escorpiões, ela mandou dedetizar a casa. Os moradores da casa não sabem exatamente de onde os aracnídeos vieram. No entanto, eles desconfiam que seja de locais próximos da residência, já que há pé de bananeira em casas que ficam no fundo da residência e matagal próximo ao Clube das Mães, que fica na frente do imóvel.

Paula Constantino, moradora do Parque Bonfim, também encontrou um escorpião em sua casa, na primeira semana do mês. Ela contou ao OBemdito que o bicho foi encontrado enquanto estava lavando a calçada. “Eu cheguei de viagem e quando estava lavando a área de casa vi um escorpião no local. Uma vizinha estava comigo e colocou ele dentro de um pote depois o matou. Depois já entrei em casa, levantei os colchões e limpei a casa. Fiquei com medo de ter mais porque tenho filho de três anos”, afirma Paula.

Conforme a moradora do Parque Bonfim, essa não é a primeira vez que um escorpião é encontrado em seu terreno. Uma outra vez ela também já localizou um bicho da mesma espécie na calçada de sua casa. “Acredito que os escorpiões possam vir de terrenos vazios e de depósitos de construções que estão perto de casa”, acrescenta Paula.

O fato é que o calor propicia o aparecimento de escorpiões. Como há o registro de temperaturas altas em Umuarama, o animal pode aparecer em vários locais caso não haja o devido cuidado tanto de casas quanto dos locais próximos. 

Esses invertebrados injetam veneno por meio do ferrão localizado na ponta da cauda e suas picadas podem ser fatais. Eles geralmente escondem-se perto das casas, em terrenos baldios, construções velhas, esgoto e ralo, entre pontos. De acordo com os dados da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, neste ano já foram registradas 75 aparições de escorpiões pretos e 133 amarelos. Além disso, nove acidentes com escorpiões já ocorreram na cidade, sem contar aqueles que não são registrados oficialmente. A Prefeitura também ressalta que já foram efetuadas 173 buscas ativas dos invertebrados

Em casos de acidente a Prefeitura orienta a necessidade de lavar o local atingido com água se sabão, levar a vítima o mais rápido possível para o atendimento de urgência e emergência hospitalar. Se possível, é importante levar o animal (vivo ou morto) dentro de um pote com tampa. Isso facilita a identificação para a avaliar a necessidade do soro para tratar a vítima. As demais orientações e serviços públicos que buscam evitar os acidentes com escorpiões podem ser obtidos pelo telefone da Covisa 3906-1145 ou da Vigilância Ambiental (44) 98457-1254. A orientação é de que seja feito o registro ofocial das aparições, a fim de que medidas sejam realizadas para evitar que acidentes com esses invertebrados aconteçam.

Comente

Leia também

TUCCA
LAB
CAMPESTRI
Baruck
Fabio Rebuci
CURSO

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 1
TOYOTA
OFERTA VIVIAN 2
GAZIN
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla