UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.23º36º
|

Umuarama

Arquiteto projeta espaço para diversão dos animais abrigados na Saau

No canil os animais ficam o dia todo em seus espaços e o arquiteto acredita que um espaço para diversão será fundamental
No canil os animais ficam o dia todo em seus espaços e o arquiteto acredita que um espaço para diversão será fundamental
Foto: José A. Sabino

REDAÇÃO O Bemdito 13 de março de 2018 19h04

Após visitar a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) e se deparar com a situação do local, o arquiteto e urbanista Sidnei Zanfrilli teve a ideia de fazer um espaço que servirá para lazer e exercícios para os animais abrigados.

Ele contou a OBemdito que esteve na entidade a pedido da direção para planejar a reforma de um barracão – que abrigará a parte administrativa da Saau e outros projetos. Enquanto estava no canil viu que o chão dos espaços onde os animais vivem é de concreto e percebeu que eles não têm opção de divertimento.

“Quando vi aquela situação fiquei comovido. Saí com aquilo na cabeça, fiz algumas pesquisas e encontrei a ideia do jardim sensorial, que são espaços abertos, com areia, grama, uma espécie de playground para os animais”, afirma.

O arquiteto destaca que o projeto não tem custo elevado e muitas das estruturas podem ser feitas de forma artesanal. “Apresentei a proposta para o pessoal da Saau e eles aceitaram. Já vimos um espaço lá na entidade onde será possível fazer esse projeto e estamos aguardando as máquinas para limpar o terreno e começar a obra”, comemora.

Intenção é construir um espaço com grama e locais para a diversão dos animais  (foto ilustrativa)

Sidnei já manteve contato com o núcleo dos arquitetos e solicitou apoio. Também pretende firmar parceria com a Unipar e busca adesão da comunidade para concretizar o espaço, especialmente com a doação de materiais de construção e mão de obra voluntária. “Acredito que em pouco tempo os cães terão um lugar pra brincar e passar o tempo com mais qualidade de vida até a sua adoção”, explica.

Sidnei com a presidente da Saau, Ana Polaquini, verificando o espaço para o jardim sensorial

Autistas

Neste mesmo sentido, Sidnei também pretende contribuir com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama (AMA). Ele é colaborador da entidade e está planejando um projeto para reforma da sede – localizada na antiga Casa Vita Vitória e SOS.

“É uma entidade que ainda não conta com apoio dos órgãos públicos e depende de ações das famílias, amigos e outros apoiadores da sociedade. A sede ainda precisa de espaços mais adaptados para o desenvolvimento de terapias com as crianças e jovens atendidos”, comenta.

O arquiteto informou que está elaborando o projeto e depois serão buscados os patrocinadores para a reforma e aquisição de mobiliário e aparelhos.

As pessoas interessadas em conhecer o trabalho ou colaborar com a AMA podem entrar em contato através do telefone 2020-0120. Para colaborar com os projetos, da Saau ou da AMA, os contatos são sidneizanfrilli@yahoo.com.br, (44) 98404-4998 (Sidnei) ou (44) 99945-8902 (Ana - Saau).

O arquiteto com a diretoria da AMA: projeto deve garantir espaço mais adequado para a entidade

Comente

Leia também

SATELLITE
INNOVARE
REGINA
YAZIGI
NEIDE KUMAGAI - Hipnose

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 1
NATAL PMU
churrascaria
PRISMA
OFERTA_VIVIAN 2
GASTRO - Dr. Gilberto
ARY BABY
CASTELO_BRANCO
WIZARD
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla