UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.22º27º
|

Umuarama

Bombeiros recebem visita de crianças durante projeto ‘Heróis de Verdade’

Os alunos da Escola Adventista foram até o quartel conhecer a rotina dos socorristas; a atividade faz parte de um projeto que busca reconhecer as pessoas que salvam vidas

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 3 de dezembro de 2019 19h38

Alunos e professores da Escola Adventista de Umuarama visitaram o quartel do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (3) para conhecer a rotina da profissão dos socorristas. As visitas ocorreram em dois momentos, uma pela manhã e outra pela tarde. Aproximadamente 30 crianças de cinco e seis anos estiveram presentes para conhecer os profissionais e alguns equipamentos que eles manuseiam no dia a dia.

Durante a ação, os profissionais se apresentaram e mostraram aos pequenos alguns equipamentos que utilizam no dia a dia, como a roupa para combater incêndio, os caminhões, as mangueiras e os capacetes. De acordo com a professora Rose Cabral, a visita faz parte de um projeto desenvolvido na escola chamado ‘Heróis de Verdade’. Na ocasião, as crianças visitaram os policiais militares e o quartel dos bombeiros.

“O intuito do projeto é mostrar para as crianças que os heróis da televisão são fictícios, os reais são aqueles que dedicam suas vidas para salvas outras vidas. Os bombeiros são exemplos disso”, diz a professora.

Durante a visita, as crianças e os professores puderam também manusear alguns equipamentos. A professora Rose, por exemplo, colocou a roupa utilizada para combater incêndios e conseguiu visualizar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no dia a dia. “A roupa é muito quente e pesada. Vi que as dificuldades deles são maiores do que as que eu imaginava que fossem”, declara.

Com a atividade, muitas crianças disseram que tinham vontade de ser bombeiros e expressavam alegria em conhecer de perto esses profissionais, que atuam no salvamento de vidas.

Para o soldado Nogueira, receber esse reconhecimento de alunos e professores é motivo de orgulho e felicidade. “Fico feliz em saber que no imaginário das crianças nós somos heróis. Todo mundo deseja ter reconhecimento e quando sabemos que o nosso trabalho é valorizado, ficamos contentes”, afirma Nogueira.

A visita realizada pelos alunos da escola pode ser feita por representantes de outros órgãos também. Em novembro, cerca de dez integrantes de instituições de ensino visitaram o quartel para conhecer o trabalho dos bombeiros. Além de escolas, equipes de enfermagem e de outros órgãos da saúde também já aproveitaram para visitar o ambiente de trabalho dos socorristas.

Para realizar as visitas é necessário entrar em contato com o Cobom e enviar um ofício para solicitar a visita. A equipe administrativa avaliará a viabilidade e achará um dia mais propício para desenvolver a atividade. No entanto, vale lembrar que o trabalho dos bombeiros é imprevisível, já que a qualquer momento a equipe de efetivos pode ser chamada para atender a alguma ocorrência durante a ação.

Para solicitar o pedido de visitas é necessário enviar um e-mail para 6sgbi-1sb@bm.pr.gov.br.







Comente

Leia também

Baruck
ANHAGUERA
TUCCA
PLAY GAMES
LAB
Fabio Rebuci

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 2
OFERTA VIVIAN 1
SENAC
GLOBAL_MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla