DESKTOP INTERNA Banner 1000x120
A população que passou pela praça Arthur Thomas recebeu as orientações dos profissionais  Foto: Daniel Oliveira
A população que passou pela praça Arthur Thomas recebeu as orientações dos profissionais Foto: Daniel Oliveira

Campanha orientou pais sobre manobras para desengasgar crianças, em Umuarama

Foi realizado na manhã deste sábado (12) o dia ‘D’ da campanha ‘Não passe sufoco’. A iniciativa tem como objetivo orientar mães, pais e profissionais da saúde sobre como agir em caso de engasgamento de crianças durante a alimentação.

A ação aconteceu na praça Arthur Thomas e contou com profissionais de vários órgãos que ajudam a realizar a campanha, tais como a Secretaria Municipal de Saúde, Rádio Inconfidência AM, Samu Noroeste e o Corpo de Bombeiros de Umuarama.

Durante todo o mês de agosto estão acontecendo palestras, visitas e oficinas práticas, dirigidas às mães, às gestantes e qualquer pessoa interessada.

Neste sábado o Corpo de Bombeiros fez uma palestra sobre prevenção ao sufocamento infantil destinada aos médicos e profissionais de saúde. Foram abordadas as principais técnicas de desengasgo e também a ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Depois, na praça, bombeiros e profissionais do Samu também explicaram estes procedimentos para a população.

Vagner Reis Galdino, membro do Núcleo de Educação Permanente e socorrista do Samu, a ideia da campanha surgiu pelo aumento de casos envolvendo engasgo de bebes de até um ano de idade. “Infelizmente em Umuarama esse ano tivemos um caso fatal, mas as ocorrências diárias, tanto atendidas pelo Samu como pelo Corpo de Bombeiros são muitas. Então o benefício da campanha para a sociedade é passarmos conhecimentos básicos de não só fazer a manobra de desengasgo, mas também de como evitar de que a criança se engasgue e informações básicas”, explicou.

Josiane Caseloto, coordenadora de Enfermagem do Samu Noroeste, ressaltou a meta da campanha. “O grande objetivo é salvar vidas que é o mais importante. A orientação vem sempre em primeiro lugar porque nossa orientação e os panfletos entregues mostram passo a passo de como fazer o desengasgo caso ele venha acontecer em casa ou qualquer outro lugar”.

 

Comente

Veja Também