UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.20º32º
|

Umuarama

Doadores de sangue há mais de 15 anos, casal soma cerca de 100 coletas

Por estarem de férias, na última semana conseguiram fazer a doação juntos
Por estarem de férias, na última semana conseguiram fazer a doação juntos
Foto: Lucas Lima

REDAÇÃO O Bemdito 8 de janeiro de 2018 11h22

Unidos pelo casamento e pela solidariedade. Cláudio Rocha, 46 anos, e Silvana Lawin, 39 anos, são um verdadeiro exemplo de que a solidariedade pode ser partilhada. Na última semana foram doar sangue juntos. E não é a primeira vez que o casal visita o hemonúcleo ao mesmo tempo.

Cláudio é doador há 18 anos. Regularmente procura o banco de sangue a cada três meses, ou seja, neste período já fez cerca de 70 doações. Silvana não é tão regrada, mas conta que pelo menos duas vezes por ano vai ao hemocentro deixar sua colaboração. Os dois também são doadores de medula óssea e pretendem doar seus órgãos.

O marido conta que começou a doar sangue após ter mais contato com pacientes que precisavam de sangue e órgãos. Na época ele trabalhava com informática e entre seus clientes vários eram médicos.

“Comecei a presenciar esta dificuldade dos pacientes e isso me sensibilizou. Acredito que a maioria das pessoas não faz doação porque nada ainda tocou verdadeiramente seus corações, não despertou essa solidariedade”, diz Cláudio.

Incentivo

Silvana começou a doar sangue após ser incentivada pelo marido. “Ele acabou me convencendo e tornou-se um hábito. Fiquei um período sem doar por questões e saúde e agora estou trabalhando em Cruzeiro do Oeste, o que dificulta um pouco, mas o hemonúcleo abre às vezes aos sábados, então vou começar a doar nestes dias”, explica a pedagoga.

O casal conta que já conseguiu ‘convencer’ vários amigos, colegas de trabalho e de faculdade a doarem sangue. “Muitas pessoas só fazem doação quando um ente querido precisa. Alegam não ter tempo ou arrumam alguma outra desculpa”, lamenta Cláudio.

Ele acrescenta: “não espere uma necessidade para doar sangue, seja um doador voluntário, ajude a salvar vidas!”.

Comente

Leia também

PRO-OFTALMO
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
RINOPLASTIA - Dr. Ricardo
ORAL SIN

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 1
churrascaria
OFERTA_VIVIAN 2
GASTRO - Dr. Gilberto
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
INFOLAB