Foto: Tiago Boeing/ PMU
Foto: Tiago Boeing/ PMU

Chuva arrancou tubulação da galeria pluvial no Parque Industrial 3A

O prefeito de Umuarama Celso Pozzobom e o secretário de Obras Isamu Oshima, estão visitando obras de recuperação de galerias em andamento em vários pontos da cidade. Na tarde de quarta-feira (14), eles estiveram no Parque Industrial 3A – entre as rodovias PR-323 e PR-468, onde uma grande extensão de galerias pluviais foi rompida pelas chuvas de janeiro.

As galerias captam a água das chuvas escoadas pela rede pluvial do parque todo. A tubulação não suportou o volume das chuvas do mês passado e foi arrancada, num efeito dominó. “Quando o final da galeria é avariado, a tubulação vem caindo tubo por tubo, a cada chuva forte. Como tivemos muitas chuvas em janeiro, o estrago foi grande neste local”, explicou o secretário.

Antes que a erosão, formada pela destruição da rede de galerias, atinja ruas do parque industrial, o prefeito Celso Pozzobom determinou a recuperação em regime de emergência.

O prefeito explica que vários fatores levaram a essa situação, entre eles o volume recorde de chuva registrado em janeiro – o maior desde a década de 70 – além da fragilidade do solo arenoso da região e a capacidade reduzida de escoamento de boa parte das galerias da cidade.


Comente

Veja Também