UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.17º28º
|

Umuarama

Com calor, lojistas apostam em descontos para melhorar vendas de inverno

Lojas estão prontas para o inverno, só falta ele chegar
Lojas estão prontas para o inverno, só falta ele chegar
Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 19 de junho de 2019 17h48

O inverno começa oficialmente sexta-feira (21) mas frio ainda não chegou na região. A chuva e a queda de temperatura que foram registradas em maio não se mantiveram, o que frustrou o plano de muitos comerciantes que apostaram no inverno para aumentar as vendas.

Quem passa pela avenida Paraná, onde há a maior concentração de lojas de Umuarama percebe a contradição: tempo quente e lojas com roupas pesadas, de inverno.

Para não sair alavancar as vendas, lojistas criam estratégias diferentes para atrair o público ao cachecóis e moletons, mesmo com termômetros registrando 30 graus.

Uma delas é o desconto. Há lojas que oferecem descontos de até 20% em itens de inverno. A ideia nesse caso é que as pessoas guardem produtos como blusas, calçados, cobertores e outros para o próximo frio, que para não prejudicar o cronograma de vendas do comércio precisa chegar imediatamente.

“Quem não comprar agora em junho, dificilmente compra nos outros meses. A tendência é ‘aguentar’ até o ano que vem”, explica a lojista Ivete Paulicci.

A poucos dias do inverno, umuaramenses tomam sorvete na avenida Paraná

A sazonalidade é sempre um termômetro para o comércio. A lógica se repete em Umuarama, mas há alguns anos o inverno tem sido mais quente, o que faz com que haja uma mudança de comportamento dos comerciantes. Alguns afirmam que a esta data do mês em 2018 já haviam vendido o dobro do que foi comercializado até agora.

Lojistas pormovem descontos para garantir as vendas apesar do calor

Para não ficar no prejuízo é preciso redesenhar o cronograma. “Eu comprei menos peças neste ano e provavelmente comprarei menos ainda no ano que vem porque a tendência climática é sempre esquentar ao invés de esfriar”, analisa a lojista.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) este ano houve registro de temperaturas recordes no sul e no sudeste, onde as temperaturas amenas deram lugar ao calorão.

Para esta semana existe a previsão de que as temperaturas caiam, mas não ao ponto de trazer o clima típico de inverno. Confira aqui. Enquanto isso o comércio aplica táticas para atrair o consumidor.

 

Comente

Leia também

PLATA
ponto mais
CABINE
PIMENTA DOCE
ICE_BANANA
TUCCA

Mais lidas

TAKEJIMA
CELIO MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
PLANALTO