UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.16º30º
|
CÂMARA UMUARAMA

Umuarama

Dengue: Industrial e Panorama apresentam índices mais preocupantes

Um volume considerável de pneus e câmaras de ar foi descartado no Jardim Espanha
Um volume considerável de pneus e câmaras de ar foi descartado no Jardim Espanha
Foto: Tiago Boeing

REDAÇÃO O Bemdito 17 de maio de 2018 18h57

Depois de meses em situação de alerta por conta da presença de larvas do mosquito da dengue em bairros da cidade, o novo Levantamento de Índice Rápido para Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado nesta quinta-feira (17), revela um aspecto de controle na maioria dos locais visitados pelos agentes de combate a endemias, entre os dias 7 a 11 de maio: 0,7%, enquanto o nível considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 1%.

Umuarama é dividida em 62 setores, cada um com cerca de 800 imóveis, que foram as regiões de 18 unidades básicas de saúde. Destas, 11 apresentaram índice zero de infestação. Nas demais, o percentual de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito variam entre 1,02% (Guarani), 1,14% (Posto de Saúde Central), 1,47% (Cidade Alta), 1,53% (26 de Junho), 2,17% (Primeiro de Maio), 2,27% (Jardim Panorama) e o maior índice foi apurado no Parque Industrial (3,22%).

O relatório aponta que nas residências de 51 bairros da cidade não foram encontradas larvas do Aedes aegypti, já os maiores índices foram registrados no Conjunto Verde Vale (5,88%), no parque Jardim San Marino (5%) e no Jardim Alto da Glória (3,57%).

“O saldo geral é positivo, mas não podemos baixar a guarda”, destacou a presidente do Comitê de Combate à Dengue, Lígia Adriana dos Santos, durante a apresentação dos dados do Liraa, que aconteceu durante a reunião ordinária do comitê.

De acordo com membros do comitê, que se reuniu no auditório do Senac, na tarde desta quinta-feira, é necessário mobilizar voluntários e agentes de endemias e realizar ações nos bairros que apresentaram alto índice de infestação.

“Embora esteja sob controle, com dois casos confirmados no ano e um baixo índice de infestação pelo mosquito agora em maio, não podemos esquecer se descuidarmos a doença pode voltar com força. Devemos lembrar que o mesmo mosquito também transmite a febre chikungunya e o zika vírus, que também são doenças perigosas”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Desde o início do ano, Umuarama já registrou 60 casos suspeitos de dengue, dos quais 41 foram descartados, 17 seguem em investigação e dois foram confirmados, na zona 3 (próximo ao campus sede da Unipar) e no Jardim Morumbi – que pretende à UBS do Conjunto Residencial Cidade Alta.

Na mesma reunião foi apresentado o relatório de atividades realizadas em abril, pela equipe da Vigilância Ambiental, que eliminou 17.124 depósitos de água em quase 8.500 casas vistorias – outras 7.504 encontravam-se fechadas durante a visita dos agentes.

Foram tratados com larvicida 714 depósitos de água em 436 residências, vistoriados 732 pontos estratégicos (com potencial para focos do mosquito) e realizadas 14 operações de bloqueio em regiões com casos suspeitos de dengue.

Além disso, foram coletados 427 pneus. Nesta quinta-feira, um volume considerável de pneus e câmaras de ar foi descartado nas proximidades da ponte em construção no Jardim Espanha, no final da Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes. Nos primeiros quatro meses de 2018, os agentes de endemias já recolheram 1.707 pneus e aplicaram 57 multas nas vistorias.

“A população precisa ajudar a combater o mosquito da dengue, eliminando recipientes que possam acumular água e denunciando situações de descaso, como o descarte irregular de pneus”, solicitou a secretária Cecília Cividini.

Leia também

Comente

Serão moderados e passíveis de não publicação e/ou exclusão os comentários de cunho eleitoral, que contenham termos que possam caracterizar propaganda eleitoral, tais como a divulgação de nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, bem como palavras chave, tais como eleições, segundo turno ou outras nomenclaturas dessa espécie. Essa restrição permanecerá até o final do período eleitoral.

ORAL SIN - Aniversário
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
PRO-OFTALMO
PREFEITURA UMUARAMA - Night Run
RINOPLASTIA - Dr. Ricardo
HOYER - 20% Desconto

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 1
BLACK RIGOR
PLANALTO
ECODE - Sites