UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.18º34º
|

Umuarama

População será convidada a viver o cotidiano de deficientes em Umuarama

Foto: Arquivo OBemdito

O Bemdito 14 de setembro de 2018 09h47

Quem estiver caminhando pelo centro comercial de Umuarama na próxima sexta-feira (21) entre as 9h e 11h, poderá conhecer as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelas pessoas com deficiência. Alunos de associações que atuam com portadores de deficiência realizarão uma ação com atividades de experimentação.

O objetivo é que a comunidade em geral sinta 'na pele’ as dificuldades enfrentadas no cotidiano por esta parcela da população. A intenção é sensibilizar a população umuaramense. Durante duas horas, serão oferecidas oportunidades para que as pessoas usem vendas e caminhem como se fossem deficientes visuais. Também poderão usar cadeiras de rodas e tentar se locomover em locais da cidade onde a mobilidade para o deficiente é praticamente inexistente.

Cadeiras de rodas também serão estacionadas em vagas de carros normais. “Neste caso, nós pretendemos sensibilizar os motoristas que usam vagas de deficientes com a desculpa de que ficarão estacionados ali apenas alguns minutos. Vamos tentar passar para eles o transtorno gerado aos deficientes quando se deparam com estacionamentos destinados sendo ocupados por pessoas sem deficiência”, explica Gláucia Yamamoto Moreno de Freitas, secretária executiva do Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).

A ação é realizada em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no dia 21 de setembro e instituído por iniciativa de movimentos sociais em 1982, sendo oficializado por lei em 2005.

Participarão das atividades alunos e professores da Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), Apadevi (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), Assumu (Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama), AMA (Associação dos Amigos de Autistas) e Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama).

A organização é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Leia também

Comente

Serão moderados e passíveis de não publicação e/ou exclusão os comentários de cunho eleitoral, que contenham termos que possam caracterizar propaganda eleitoral, tais como a divulgação de nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, bem como palavras chave, tais como eleições, segundo turno ou outras nomenclaturas dessa espécie. Essa restrição permanecerá até o final do período eleitoral.

RINOPLASTIA - Dr. Ricardo
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
HOYER - 20% Desconto
ORAL SIN - Aniversário

Mais lidas

katar
churrascaria
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla