UmuaramaChuvoso durante o dia e à noite.21º27º
|

Umuarama

Em 2 horas, radar móvel flagra 52 veículos acima do limite de velocidade em Umuarama

O dispositivo começou a ser operado nesta terça-feira

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 10 de setembro de 2019 16h27

A Guarda Municipal de Umuarama está fiscalizando a velocidade dos veículos automotores através de um radar móvel, que começou a ser operado na cidade nesta terça-feira (10). Apenas nos primeiros 20 minutos em que o dispositivo esteve instalado na avenida Parigot de Souza, 17 carros foram flagrados ultrapassando 50 km/h.  Em um período de 2 horas, o número subiu para 52. A avenida foi o primeiro local em que o radar funcionou. São os guardas municipais quem operam o aparelho, inaugurado às 14h20, próximo ao antigo centro poliesportivo.

Para a diretora de trânsito da Umutrans, Dianês Pifer, o número indica o quanto os motoristas desrespeitam as regras de trânsito na cidade. “As pessoas precisam ter consciência de que devem reduzir a velocidade enquanto dirigem. Quando há menos velocidade, há menos riscos de acidente e, consequentemente, de óbitos”, diz Dianês.

Há um aparelho funcionando na cidade. Um outro ainda foi licitado, mas somente um foi comprado até o momento, conforme Dianês. O radar móvel identifica a velocidade dos condutores e registra quais são os automóveis que transitam em velocidades acima das permitidas. Na avenida Parigot de Souza, o limite de velocidade é 50 km/h. A partir desse número, os motoristas estão passíveis de receberem multas. De 58 km/h a 67 km/h a infração é considerada média. De 68 km/h a 82 km/h a irregularidade é considerada grave. E acima de 83 km/h, o caso é considerado gravíssimo e o motorista terá que arcar com a multa e com a suspensão do direito de dirigir (perda da CNH).

Assim que o radar móvel constata a velocidade em que os carros transitam, o equipamento registra o ato. Posteriormente, os dados são levados para a triagem e as multas são lavradas. Em um prazo de aproximadamente 30 dias, o motorista é notificado para arcar com a irregularidade. O dinheiro arrecadado com o sistema de multas será destinado ao Fundo Municipal de Trânsito.

O radar poderá ser colocado em qualquer lugar da cidade. Conforme Dianês, a qualquer momento a operação pode ser feita. “Vai depender da quantidade de efetivo que estiver trabalhando na Guarda, mas a intenção é que o aparelho esteja sempre em algum ponto da cidade. Acredito que todos os cruzamentos da área urbana necessitam do aparelho para ver se as pessoas se conscientizem sobre a velocidade em que dirigem, mas nossa prioridade será as avenidas”, ressalta a diretora de trânsito.

A Umutrans também afirma que a intenção é que os locais onde o radar estará funcionando na cidade seja divulgado pela Prefeitura, no site e nas redes sociais, a fim de que as pessoas saibam da ação e sejam mais prudentes no trânsito.

Comente

Leia também

educare
LAB
PLAY GAMES

Mais lidas

Baruck
ANHAGUERA
TUCCA
VIVIAN 2
VIVIAN 1
GLOBAL_MOBILE
Fabio Rebuci
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla