Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estoque de leite materno sobe e Norospar pede doação de potes de vidro

O apelo da Maternidade Regional da Norospar deu certo. Os estoques, que estavam praticamente zerados, voltaram aos níveis satisfatórios, graças ao gesto de amor das mamães. Agora a equipe do setor faz um novo pedido, desta vez, extensivo à toda comunidade. Precisa de potes de vidro.

Os recipientes adequados são aqueles com bordas largas e tampas plásticas, como os potes de vidro de cafés solúveis ou de conserva de palmito, por exemplo. Segundo a fonoaudióloga da Norospar, Daiane Augusto Caetano Ribeiro, o ideal é que não tenham pintura no vidro.

Esse material é indicado porque não acumula cheiro nem resíduos. É fácil de esterilizar e limpar e oferece resistência aos processos de congelamento e descongelamento, necessários para que o leite não perca seus nutrientes e possa ser oferecido sem riscos aos bebês.

"É importante que a comunidade possa doar, porque, muitas vezes, o conteúdo dos potes de conserva acaba e as pessoas jogam o vidro no lixo ou mandam para a reciclagem. Doando para a Maternidade, poderemos alcançar mais mães e conseguir mais leite. É uma maneira sustentável de ajudar os bebês e o meio ambiente", afirmou.

Não há uma estimativa do número de potes de vidro que se deseja arrecadar, pois todos os utilizados advêm de doações. Por isso, qualquer quantidade arrecadada será bem-vinda. Segundo Daiane, todas as doadoras precisam desses potes para a coleta do leite, porém umas precisam de mais quantidade que outras.

Importância

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês, pois nele encontram-se todas as proteínas, vitaminas, água, gordura e outros benefícios necessários para o desenvolvimento do bebê.

Além disso, é o único alimento que contém elementos que auxiliam na proteção do pequeno contra doenças e infecções. No entanto, algumas mamães não conseguem amamentar seus bebês prematuros, seja pela incapacidade de esse beber sugar, ou por terem algum tipo de doença.

Nesse momento, é que a solidariedade e o carinho de outras mães entram a partir da doação de leite materno. Esse leite doado supre a necessidade dos bebês prematuros e de baixo peso internados na UTI Neonatal, auxiliando no desenvolvimento deles de forma saudável, evitando, até mesmo a mortalidade infantil por falta de nutrientes que só o leite materno possui.

Onde doar

As doações podem ser feitas na sede da Norospar (avenida Ipiranga, próximo a Rodoviária, em Umuarama). Dependendo da quantidade de recipientes, a equipe da Maternidade vai até a casa ou empresa da pessoa doadora. Basta ligar para o hospital (44 3621-1299).

 

Comente

Veja Também