UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.21º33º
|

Umuarama

Estudante de Umuarama recebe premiação nacional por redação

Foto: Tiago Boeing/PMU

O Bemdito 10 de novembro de 2018 12h36

É da Escola Municipal Carlos Gomes de Umuarama, de Santa Eliza (Umuarama), o ganhador da etapa nacional do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo. Com a redação ‘Minha família sustentável’, Kaiky Aguiar Mello, 11 anos, ganhou um notebook (mesmo prêmio de sua professora Rosineide Aparecida da Silva) escrevendo sobre ‘Responsabilidade compartilhada: a contribuição das famílias no desafio dos resíduos’. Sua escola ganhou um projetor.

A disputa não foi fácil. Kaiky concorreu com 231 mil alunos (redação e desenho) da rede pública de 2.462 escolas em 298 municípios brasileiros. A premiação foi entregue na pelo prefeito Celso Pozzobom, secretária da Educação, Mauriza Lima, presidente da Câmara, Maria Ornelas, e diversas autoridades.

Pozzobom lembrou a premiação nacional que Umuarama recebeu pelo Programa Lixo que Vale, há alguns anos, e agora com a redação do aluno. “Nossa cidade é referência no cuidado com o ambiente e a sustentabilidade. Apesar das limitações estruturais e de material humano, buscamos atender às demandas que envolvem a proteção ambiental, coleta seletiva, destinação correta para resíduos, recuperação e preservação de matas, combate à erosão urbana e rural e cuidados com o aterro sanitário, entre outras ações”, apontou.

O prefeito disse que em 2019 a Educação terá ainda mais atenção da administração municipal. “Temos vários projetos para colocar em prática, inclusive a produção de compostagem nas escolas para estimular as hortas orgânicas e melhorar a alimentação dos alunos”, afirmou.

Prêmios

Na etapa regional, quando concorreu com 1.270 alunos do 5º ano do fundamental, Kaiky já havia ganhado uma bicicleta e sua professora Rosineide havia faturado um tablet, enquanto a Escola Carlos Gomes levou um miniprojetor. Na etapa final as três melhores redações são consideradas vencedoras – as outras foram de Campo Verde (MT) e Montes Claros (MG).

A iniciativa reuniu neste ano mais de 7 mil estudantes de 51 escolas de Maringá, Umuarama e Campo Mourão, no Noroeste do Paraná. De Umuarama foram 22 escolas e quase 2.650 alunos inscritos – sendo 1.375 do 4º ano na modalidade desenho e 1.270 do 5º ano em redação.

Comente

Leia também

REGINA
katar
PRO-OFTALMO
NEIDE KUMAGAI - Hipnose

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 2
OFERTA_VIVIAN 1
GASTRO - Dr. Gilberto
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla