UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.22º35º
|

Umuarama

Horta da Associação do Industrial expande e se torna espaço comunitário

Foto: Reprodução/Redes sociais

REDAÇÃO O Bemdito 17 de junho de 2019 19h50

Implantada em março de 2019, a horta que, inicialmente era cultivada por crianças da Associação Vida e Solidariedade, tornou-se uma grande horta comunitária do Parque Industrial, em Umuarama. Agora, as famílias da região interessadas no plantio e cultivo dos alimentos podem se beneficiar com o espaço que está proporcionado aos moradores.

De acordo com a coordenadora da associação, Roselene de Souza, a ideia de ampliar a horta surgiu com uma parceria feita entre a entidade e a Prefeitura. “O Poder Público do município nos cedeu um espaço e disse que tinha o intuito de ampliar o atendimento aos moradores do bairro, caso a construção da horta pela associação desse certo”, conta Roselene.

Com a implantação da horta comunitária, ela acredita que oito famílias poderão ser beneficiadas com o cultivo de hortifrutis. Até o momento, apenas os canteiros foram feitos e os interessados em ter um espaço devem fazer a inscrição junto à associação pelo telefone (44) 3639-3688. Segundo Roselene, a prioridade será de quem se inscrever primeiro.

Com a expansão da horta para a comunidade, a coordenadora da associação comenta que haverá uma pessoa do bairro que será responsável para gerir a horta, monitorando a movimentação. “Sabemos que pode haver pessoas com más intenções, que poderão danificar ou furtar os alimentos, no entanto, a nossa intenção é que a horta seja usada com fins bons, como suprir a própria alimentação, comercializar ou trocar os alimentos”, diz.

Conforme Rosilene, inicialmente, a construção da horta tinha por intuito possibilitar uma alimentação mais saudável às 83 crianças atendidas pela entidade e também incentivar nas crianças e adolescentes o interesse pelo cultivo e manejo de plantações. Hoje, com o sucesso do plantio, o espaço foi compartilhado com a comunidade para que outras pessoas possam ser contempladas.

Os canteiros da horta estão em um viveiro de mudas que fica ao lado da associação. Pelo menos uma vez por semana, as crianças vão até o local para regar e colher as verduras. Os representantes da entidade também pedem que as pessoas contribuam com doações de mudas para serem cultivadas. Os interessados em realizar os donativos podem ir até a Associação Vida e Solidariedade, localizada na rua Jorge Carlos Jardim, 1350, no Parque Industrial.

Canteiros disponíveis para o plantio na horta

Comente

Leia também

ANHAGUERA
CURSO
TUCCA
LAB
Fabio Rebuci
Baruck

Mais lidas

TOYOTA
AUDITHORIUM
OFERTA VIVIAN 1
OFERTA VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla