UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.19º31º
|

Umuarama

Morador de Umuarama sinaliza colmeia de abelhas Jataí em árvore no centro

Colmeia está em frente a uma farmácia, na avenida Paraná. Infelizmente plaquinha já foi retirada

Foto: Ednaldo Bertuce

REDAÇÃO OBEMDITO O Bemdito 19 de janeiro de 2020 12h26

Um morador de Umuarama sinalizou a existência de uma colmeia de abelhas Jataí, localizada em uma árvore na avenida Paraná. Em uma postagem feita no grupo de Facebook ‘Umuarama em Debate’, no último dia 15, Ednaldo Bertuce informa que identificou a presença das abelhas no local, na região da panificadora Real, em frente a uma farmácia.

Como alguns comerciantes colocam caixas de papelão justamente naquele local – para que os catadores de recicláveis coletem – Bertuce resolveu instalar uma plaquinha para indicar a presença das Jataí. Em sua postagem, ele informou:

“Há algumas semanas observei que havia um enxame de abelhas Jataís em uma árvore em frente a uma farmácia. Justamente nessa árvore, são amontoadas várias caixas e sacos de lixo diariamente. Então conversando com o grupo SOS Abelhas Sem Ferrão, tive essa ideia, fiz uma plaquinha para sinalizar. Hoje [dia 15] estive no local e como sempre havia várias caixas, retirei as caixas, coloquei a plaquinha e conversei com um dos funcionários para evitar essa situação. É um pequeno gesto, mais espero ter ajudado essas pequenas criaturas que tem um papel muito importante para nossa sobrevivência”.

Na sexta-feira (17) OBemdito esteve no local. Infelizmente a plaquinha já não estava mais lá. Em conversa com funcionários do comércio e empresários do entorno, a maioria demonstrou não saber da existência da colmeia na árvore e alegaram não saber o que houve com a placa.

A Jataí

A Jataí é uma espécie de abelhas nativa do Brasil, considerada rústica e que tem grande capacidade de fazer ninhos e sobreviver em ambientes variados, inclusive troncos de árvores, como é o caso registrado na avenida Paraná, em Umuarama.

Seu mel tem sabor suave e saboroso e possui propriedades medicinais, tais como ser fortificante e anti-inflamatório. Além do mel, a Jataí produz própolis, cera e pólen de boa qualidade. (Dados da CTP)

No bosque

Nesta semana uma equipe da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama retirou uma colmeia de abelhas africanas no interior do Bosque Uirapuru. A retirada aconteceu pelo risco que representam aos frequentadores. As abelhas foram transportadas com cuidado e reinseridas na natureza, num local mais adequado.



 

 

Comente

Leia também

SENAC_2
cenaic
JOSIANE
MORENA

Mais lidas

Lançoni
SWEET COLORS
ANHAGUERA
ADAMANTINA
TUCCA
SENAC
AGRO