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Mutirão odontológico atende 230 moradores do conjunto Sonho Meu

Foto: Tiago Boeing

REDAÇÃO O Bemdito 28 de fevereiro de 2019 17h46

Os mutirões de atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto habitacional Sonho Meu tem produzido ótimos resultados na avaliação da secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini. Conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (28), em duas etapas já realizadas foram executados mais de 480 procedimentos em quase 230 pacientes.

A primeira etapa, em dezembro de 2018, atendeu 90 pacientes, que receberam 138 procedimentos dentários no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); 12% dos agendamentos, porém, foram perdidos porque os pacientes não compareceram para o tratamento, apesar de a prefeitura disponibilizar transporte gratuito (ida e volta) entre o bairro e o CEO, que fica na avenida Rio Branco, ao lado do Pronto Atendimento.

“Por conta dessas desistências, outros pacientes do bairro acabam deixando de ser atendidos. Felizmente as ausências diminuíram bastante na segunda etapa – o número caiu para 5% dps agendamentos – ao mesmo tempo em que aumentou a procura e o número de procedimentos realizados”, apontou a secretária.

O chefe da Atenção Primária em Saúde, Elizeu Ampessan, informou que a etapa realizada na última semana foram realizados 346 atendimentos e 158 pacientes agendaram tratamento.

“Como da primeira vez, colocamos ônibus a disposição dos moradores do Sonho Meu para ida e volta até o CEO, onde os procedimentos foram ofertados – nos dias 18, 19, 20, 21 e 25 de fevereiro. A procura ficou dentro do esperado e desta vez poucos pacientes acabaram faltando”, comentou.

A próxima etapa do mutirão de odontologia já está marcada, entre o final de março e início de abril. “Queremos levar atendimento especializado a todos os moradores que se interessarem pelo tratamento dentário”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom.

“A Secretaria de Saúde está realizando um grande esforço para garantir essa atenção, com apoio da equipe profissional do CEO e a utilização dos equipamentos modernos que o centro dispõe para realizar um serviço de qualidade, inteiramente gratuito e sem fila de espera para a comunidade”, apontou.

Essa é uma das medidas adotadas pelo município para acelerar o atendimento e reduzir a fila de espera por especialidades médicas. No ano passado também foram realizados mutirões na área de ortopedia, com o atendimento de quase 600 pacientes em duas etapas, nos meses de julho e agosto.

“Estudamos outras ações para especialidades que concentram grande demanda, porém dependemos da disponibilidade dos médicos. A causa das filas de espera na saúde é justamente a falta de profissionais credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde) para atender aos pacientes, mas nos últimos dois anos conseguimos avançar bastante, reduzindo consideravelmente as filas”, completou Pozzobom.

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