UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.12º23º
|

Umuarama

Nutricionista dá o veredito: sopa é ou não é janta? Confira na reportagem

O consumo de sopas aumenta quando a temperatura cai

Foto: beautifulbitesfood.com

REDAÇÃO O Bemdito 13 de julho de 2019 15h20

Uma das tretas mais famosas da internet é: sopa é ou não é janta? Para quem é adepto dos caldos, as temperaturas mais baixas são o paraíso gastronômico e permitem experimentar sabores diferentes de sopa.

Para quem não curte, vale a máxima: sopa não é janta. A defesa desta teoria seria de que o prato não contém muitas ‘vitaminas’. Para acabar com a polêmica, a reportagem d’OBemdito falou com a nutricionista Alline Silvestre, que deu o veredito: sopa é janta, sim.

Mas não são todas as sopas. Aquelas instantâneas ou industrializadas não podem substituir uma refeição. “Elas têm uma quantidade muito grande de conservantes o que não faz bem para saúde”, salienta Alline.

Já quando preparadas com ingredientes frescos e balanceados, as sopas oferecem todos os nutrientes necessários para uma refeição. “Elas podem ser consideradas janta desde que sejam feitas com hortaliças, raízes e sempre adicionar, se possível, uma fonte de proteína como um patinho moído ou filé de frango desfiado”, explica a profissional.

Para os amantes do prato, a boa notícia é que não existe um ‘limite’ de dias por semana onde a sopa pode ser servida no jantar, mas é preciso ficar atento para quantidade de consumo, porque, como não há mastigação pode haver exagero antes de sentir-se saciado.

#Ficaadica

De acordo com Alline, uma boa sopa deve conter sempre uma fonte de carboidratos, como mandioca, batata doce ou inhame, que devem ser associados aos legumes. Couve-flor, brócolis ou cenoura são boas opções. E na sequência introduzir uma proteína magra, como peito de frango.

“Uma dica nutritiva é cozinhar em pouca água uma couve-flor grande, com duas cenouras e 300 gramas de mandioquinha salsa. Depois bater tudo no liquidificar até criar um caldo. Na sequência voltar para panela e adicionar algum outro tipo de proteína para engrossar”, orienta a nutricionista.

 

Comente

Leia também

ponto mais
PLATA
CABINE
ICE_BANANA

Mais lidas

CELIO MOBILE
TAKEJIMA
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
PLANALTO