UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.23º36º
|

Umuarama

Obras de ampliação ganham ritmo acelerado no Aeroporto de Umuarama

Foto: Tiago Boeing

REDAÇÃO O Bemdito 14 de março de 2018 20h02

A primeira etapa de obras no Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, que envolve a reforma e ampliação da pista de pousos de decolagens, alargamento das faixas laterais e áreas de escape, entre outras melhorias, foi visitada na manhã desta quarta-feira, 14, pelo prefeito Celso Pozzobom. Ele conversou com o empresário Luiz Gabriel de Souza, da Sotran – vencedora da licitação para executar esta etapa das obras – e ficou satisfeito com o andamento do serviço. 

“Demoramos um pouco para iniciar o trabalho, devido a uma série de entraves burocráticos, mas agora as coisas estão acontecendo e já podemos perceber algumas mudanças no aeroporto”, disse o prefeito. “Infelizmente tivemos que suspender as operações parcialmente, por questão de segurança por conta da obra, mas a pista pode ser utilizada no horário noturno – entre as 18h e 7h da manhã – para que os donos de aeronaves não sejam prejudicados, bem como as UTIs aéreas e o transporte de órgãos humanos, em caso de doações”, explicou.

Pozzobom, que também estava acompanhado do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, e do membro da comissão de administração do aeroporto, André Coladine, disse que a ampliação do espaço e a consolidação da linha aérea regular é muito importante para a economia de Umuarama e região. “Esta obra coloca Umuarama no mapa do desenvolvimento, pois traz mais visibilidade para investidores, empresários e empreendedores conhecerem nosso enorme potencial”, defendeu. 

Além disso, um aeroporto moderno e funcional ajuda – na visão do prefeito – “a desenvolver o turismo, os negócios, o setor educacional e tantas outras possibilidades que se abrem, sem falar na facilidade de deslocamento da população para grandes centros”, completou. Esta etapa das obras inclui ainda construção de cerca operacional em todo o perímetro, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, pátio para o posto de abastecimento e regularização dos aterros laterais, que compreendem grande movimentação de terra.

A segunda etapa também está encaminhada e compreende a reforma da Estação de Embarque e Desembarque de Passageiros e a construção do Sescinc (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis). As etapas seguintes envolvem licitações para compra de móveis e equipamentos a serem instalados na estação e no Sescinc, aquisição e implantação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e por fim a elaboração dos planos, programas e fator humano para operação do aeroporto. 

“A luta do prefeito Celso Pozzobom e das lideranças que nos apoiam junto ao governo do Estado para a conquista dos voos regulares tem agora mais um grande passo. Vamos começar pela ampliação da pista e da área de manobra e estacionamento das aeronaves. Serão várias etapas até a liberação para linha comercial, mas estamos confiantes e empenhados”, disse o secretário Douglas Bácaro. Após a reforma e adequação estrutural será iniciado o processo de certificação, que demandará uma série de planos e programas a serem elaborados e certificados pela Anac.

Comente

Leia também

INNOVARE
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
YAZIGI
SATELLITE
REGINA

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 2
NATAL PMU
GASTRO - Dr. Gilberto
PRISMA
churrascaria
OFERTA_VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
ARY BABY
CASTELO_BRANCO
WIZARD