UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.23º36º
|

Umuarama

Operacional, novo acesso reduz distância entre a PR-323 e o centro

Foto: Tiago Boeing

REDAÇÃO O Bemdito 7 de dezembro de 2018 09h57

Já está operacional a ponte construída sobre o ribeirão Pinhalzinho, que conecta a PR-323 à avenida Parigot de Souza, em Umuarama. Moradores e visitantes já podem entrar e sair da cidade por um novo acesso, que reduz a distância entre a rodovia e a região central, passando pelo Jardim Espanha. 

A nova via desafoga o tráfego intenso de veículos que chegam pela PR-323, rumo à região central, utilizando principalmente as avenidas Tiradentes (no viaduto) e Doutor Ângelo Moreira da Fonseca (trevo do Posto Gauchão).

A obra facilitará o deslocamento emergencial do Samu e do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências na rodovia PR-323, uma das mais perigosas do Estado, e também aproximará o aeroporto Orlando de Carvalho do centro da cidade. 

O projeto inclui trechos de asfalto novo, reperfilamento e recape na parte mais antiga da avenida, 97 placas e ampla sinalização de faixas de pedestre, preferenciais e divisórias das pistas visando o controle, advertência, orientação e informação aos usuários. A Diretoria de Trânsito (Umutrans) implantou semáforo no entroncamento da Ariovaldo de Moraes com a Parigot de Souza e reforçou a sinalização.

A extensão da avenida recebeu asfalto, calçamento, grama, iluminação com lâmpadas de LED, drenagem pluvial e uma ponte bem larga, com espaço seguro para o trânsito de veículos, ciclistas e pedestres. A Prefeitura iniciou o serviço com a construção da ponte, que custou R$ 1,2 milhão. Depois foram construídos os aterros, galerias pluviais, iluminação, calçadas, gramado e o asfalto, ao custo de R$ 1 milhão 119 mil – tudo com recursos próprios.

O canteiro central e as calçadas receberam grama esmeralda, enquanto as encostas foram reforçadas com grama mato-grosso, que ajuda a segurar a terra e evitar a erosão. Cerca de 70 mudas de ipês também foram plantadas nas laterais do novo acesso. 

Prefeito, vereadores, empresários e moradores do entorno no auto inaugural

 

Comente

Leia também

REGINA
SATELLITE
YAZIGI
INNOVARE
NEIDE KUMAGAI - Hipnose

Mais lidas

GASTRO - Dr. Gilberto
churrascaria
NATAL PMU
PRISMA
OFERTA_VIVIAN 1
OFERTA_VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
ARY BABY
CASTELO_BRANCO
WIZARD