UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.17º33º
|

Umuarama

Orquídeas ornamentam pista de caminhada do bosque Uirapuru

Foto: Tiago Boeing

REDAÇÃO O Bemdito 6 de dezembro de 2018 10h34

Nos próximos meses os frequentadores do bosque Uirapuru, um dos locais que mais recebe visitantes para passeio e atividades de esporte e lazer em Umuarama, terão o caminho ornamentado por centenas de orquídeas do tipo Olho de Boneca (Dendobrium nobile).

Uma parceria entre a Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, resultou no plantio de mais de 600 mudas nas árvores que contornam a pista de caminhada.

A ação foi iniciada nesta semana, pelos agentes ambientais André de Almeida Cardoso e Luiz Carlos Festa. Cerca de 400 mudas foram adquiridas pelo município e outras 200 foram doadas por parceiros, além de 20 mudas de variedades exóticas, cultivadas na entrada do bosque. As mudas levam de 30 a 60 dias para se enraizarem e a floração deve iniciar em agosto do ano que vem.

“Pode ser que algumas mudas se adiantem e produzam flores antes deste período. Pedimos aos frequentadores que não tentem tocar, muito menos arrancar as mudas, que assim como o bosque são um patrimônio de todos”, disse Cardoso.

Ele acrescentou que as mudas terão acompanhamento e serão regadas periodicamente, caso não haja incidência de chuvas. “Essa espécie de orquídea é bem resistente e acreditamos que todas as mudas vão ‘pegar’. Mas se houver estiagem, nós mesmos as regaremos semanalmente”, completou.

Desde o ano passado, a Prefeitura tem realizado investimentos como reurbanização, reforço dos quiosques, recuperação dos brinquedos, recapeamento do anel externo da pista de caminhada, melhoria da iluminação,  banheiros e implantação de grades em toda a margem do bosque.

A Rua Cláudio Coutinho, que separa o bosque do estádio Lúcio Pipino, teve uma ladeira pavimentada para a prática de skate, patinação e carrinhos de rolimã. O secretário de Obras, Isamu Oshima, disse que foi implantada drenagem pluvial e nesta semana a Prefeitura está construindo uma calçada com cerca de 2 m de largura ao lado do pavimento. “Não haverá tráfego de veículos. A rua será um local seguro para a prática de esportes, com sombra e ar puro”, concluiu.

A Diretoria de Meio Ambiente também plantou mudas de espécies nativas. O trabalho é feito em etapas e prevê o plantio de 500 a 600 mudas nos próximos meses, para reposição de árvores antigas que adoeceram, morreram ou caíram com a força do vento. Cerca de 10 árvores condenadas, enfraquecidas ou que já estão secando, foram retiradas do bosque antes que caíssem, colocando a segurança dos usuários em risco.

Comente

Leia também

YAZIGI
katar
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
PRO-OFTALMO
INNOVARE
REGINA

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 1
NATAL PMU
OFERTA_VIVIAN 2
PRISMA
GASTRO - Dr. Gilberto
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
CASTELO_BRANCO
WIZARD