UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.17º28º
|

Umuarama

Padre Othon destaca a importância de São João Batista para o Cristianismo

No dia 24 é comemorado o dia de São João. Mais do que o santo das festas juninas ele é considerado o precursor de Jesus Cristo

Foto: Imagem Ilustrativa

REDAÇÃO O Bemdito 23 de junho de 2019 18h45

Na segunda-feira (24) celebra-se o dia de São João Batista. O santo é relembrado pelos católicos como um dos santos das festas juninas, mas poucas pessoas sabem a importância e o significado da data.

De acordo com o padre Othon Etienne da Paróquia Santa Clara de Assis, a data marca os seis meses anteriores ao nascimento de Cristo, que foi narrada pela bíblia como o mês de nascimento de Jesus. Como tradicionalmente o nascimento de Jesus é celebrado em dezembro, a de João Bastista é comemorado em junho. “São João Batista foi o primo de Jesus e conforme os relatos bíblicos, ele carregava consigo alegria. Até mesmo dentro da barriga de Isabel, quando ele se exultou ao saber que Maria estava grávida de Jesus. É por isso que a celebração da data é marcada por festas”, conta Othon.

No entanto, nem sempre a data foi ligada à festa junina. Essa tradição começou a ser incorporada por volta do século VI, quando os povos pagãos do hemisfério norte celebravam o solstício de verão, que marcava a época em que os dias ficavam mais longos. Com isso comemoravam o fato com festas que serviam para pedir aos deuses a fertilidade da terra.

Quando o Cristianismo foi crescendo, o movimento incorporou os dois fatos celebrados em junho e tradicionalmente viraram os festejos juninos. “Existiu uma junção das duas coisas: da festa e da comemoração de aniversário de São João. Hoje, a tradição engloba fogueiras, quadrilhas, danças, músicas e comidas típicas, fazendo uma analogia também a São João, pela sua alegria, tornando-se uma tradição religiosa popular”, diz Othon.

Conforme o padre, a importância de São João Batista está no fato dele ser fazer uma ponte entre o antigo e o novo testamento da bíblia. “Nas primeiras narrações dos evangelhos já falam de João antes mesmo do nascimento de Jesus. Em seguida, ele foi uma das pessoas mais próximas de Cristo, inclusive responsável por batizar o filho de Deus. É por esse motivo que a Igreja Católica aprecia João, por toda a sua contribuição na história do Cristianismo e por ele ser o precursor de Jesus”, alega Othon.

Como forma de celebrar a vida de São João, a Paróquia Santa Clara de Assis realiza na segunda-feira (24) uma missa solene em homenagem ao santo, às 20h. Todos os fiéis estão convidados a participar.

Comente

Leia também

PLATA
PIMENTA DOCE
ponto mais
TUCCA
ICE_BANANA
CABINE

Mais lidas

TAKEJIMA
CELIO MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
PLANALTO