Exames de glicemia, PSA, DSTs, aferição de pressão são algumas das ações que acontecerão neste mês  Foto: Arquivo / OBemdito
Exames de glicemia, PSA, DSTs, aferição de pressão são algumas das ações que acontecerão neste mês Foto: Arquivo / OBemdito

Postos de saúde ofertarão gratuitamente exames e orientações no Agosto Azul

A Secretaria de Saúde de Umuarama programou várias ações voltadas à saúde do homem, que serão desenvolvidas ao longo de agosto. Vários postos de saúde promoverão atividades priorizando a prevenção de doenças que atingem pessoas do sexo masculino.

A coordenadora das ações do Agosto Azul, Simony Bernardelli Rosa, divulgou o cronograma de atividades. Na próxima segunda-feira (7), o urologista Flávio Frederico fará palestra sobre saúde do homem às 18h, no Posto de Saúde Central.

O 'Dia D' da campanha será 19 de agosto. Das 8h às 12h os atendimentos serão prestados no Centro de Saúde Escola da Unipar, que é parceira no evento. Serão ofertados exame de PSA (prevenção ao câncer de próstata) para homens a partir dos 40 anos, glicemia (que deve ser feita em jejum), verificação de pressão arterial, corte de cabelo, avaliação de boca e de pele (prevenção ao câncer), massagem, avaliação nutricional, teste do nível de tabaco, atualização da carteira de vacina, aromaterapia, informações sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis) e avaliação de risco cardiovascular.

Cronograma:

– No Posto de Saúde Central, após a palestra do dia 7 haverá solicitação de PSA para homens a partir de 40 anos.

– Na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Conjunto Residencial Guarani as atividades iniciaram nesta quarta-feira (2), com orientações sobre prevenção de quedas ao grupo Hiperdia, na parte da manhã. No próximo dia 11, a partir das 7h, na Apromo, haverá palestra e testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e atualização do calendário vacinal; dia 8, às 14h, teatro na UBS com o tema “Eu me cuido enquanto espero”, abordando a prevenção na saúde do homem, com a educadora física Ruth; dia 18, às 7h, no depósito de material de construção do bairro, palestra sobre glicemia capilar, pressão arterial e calendário vacinal; e dia 23, às 19h, no CEMEI do bairro, palestra para os pais sobre saúde do homem.

– No dia 22, a unidade do distrito de Lovat terá um dia de atendimento à saúde do homem com palestra ministrada pela médica Ana Carolina, avaliação odontológica, teste de glicemia (em jejum), verificação de pressão arterial e atualização da carteira de vacina.

– No dia 24, na unidade do Jardim Panorama, haverá palestra com a educadora física Ruth voltada à saúde do homem, aferição de pressão arterial, pedido de exame PSA para maiores de 40 anos no período da tarde.

– Na unidade ESF da Praça Anchieta, dia 31/08, a tarde toda será reservada para atividades de prevenção e promoção a saúde do homem. Haverá teatro de fantoches sobre o tema, com a educadora física Ruth (da Academia da Saúde), realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), aferição de pressão arterial, solicitação de exame PSA para homens com 40 anos ou mais, orientação médica e de enfermagem e atualização da situação vacinal.

– Na unidade ESF do Parque Vitória Régia, dia 25, das 8h às 11h30, haverá teste rápido, testes de glicemia (em jejum), aferição de pressão arterial, avaliação de boca e solicitação de exame PSA.

Comente

Veja Também

LATEST_MOBILE