UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.18º26º
|

Umuarama

Primavera impulsiona compra de flores no viveiro da Apae

O projeto Piá das Flores tem novidades neste ano, com a opção da petúnia com borda

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 12 de outubro de 2019 17h57

Com a chegada da primavera, o cultivo das flores e a opção por utilizá-las para a decoração de ambientes se proliferam. Isso porque a época é propícia para a florada de algumas plantas e a beleza das flores torna a maioria dos espaços mais agradáveis.

Nesse período, um local que é bastante utilizado em Umuarama para a compra de plantas é o viveiro Piá das Flores, da Apae. O espaço existe desde 1997 e é uma forma da entidade angariar recursos para a própria manutenção. Segundo o viveirista Marcos Gonçalves, a opção mais pedida na primavera é a Petúnia, que floresce durante essa época e apresenta cores variadas. A flor adapta-se a vasos, jardineiras, canteiros, parques e ambientes externos.

Neste ano, as novidades são as petúnias com bordas e com ‘chuviscos’ nas pétalas. “Essa flor tem duas cores diferentes, a da pétala é diferente do detalhe da planta e deixa o ambiente mais colorido”, diz Marcos. Segundo o viveirista, essa é a época do ano em que as pessoas mais compram as flores no local. “Nesse período tudo flori então é mais fácil para vender. Como está chegando o fim do ano, as pessoas geralmente compram para enfeitar os ambientes para as festas”, ressalta.

Há dois espaços para o Piá das Flores: um viveiro possui 32 mil m² e o outro tem 156 m². Nelas também há as opções de flores Sunpatiens e Begônia. Há plantas que podem ser compradas por R$ 1,50, geralmente as menores. Já o preço máximo é R$ 15, que equivale às flores maiores, que florescem mais. As plantas geralmente são cultivadas pelos alunos da instituição, com a supervisão dos viveiristas e dos professores.

De acordo com a diretora da Apae, Eliane Cerci, esse projeto é o que mais rende dinheiro para a instituição. “É uma ação em que os alunos aprendem a cultivar, a ter autonomia na prática da jardinagem. E as pessoas também são beneficiadas porque podem encontrar várias opções de flores para a compra”, afirma Eliane.

Para visitar o Piá das Flores é necessário ir pessoalmente a Apae de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. A escola está localizada na rua José Dias Lopes, 5170, no Jardim Lisboa.






Comente

Leia também

LAB
Fabio Rebuci
ANHAGUERA
CURSO
Baruck
DRA_ALINE_E_THAIS

Mais lidas

VIVIAN 1
VIVIAN 2
AUDITHORIUM
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla