A florada acontece entre janeiro e abril e os frutos aparecem entre junho e julho  Foto: Blog Plantei
A florada acontece entre janeiro e abril e os frutos aparecem entre junho e julho Foto: Blog Plantei

Professora fala sobre benefícios da planta ora-pro-nóbis e vídeo viraliza

A professora Maria Biscaino postou em sua página pessoal na rede social Facebook um vídeo onde fala dos benefícios da planta ora-pro-nóbis para sua saúde. Moradora em Umuarama, Maria relata que enfrentava problemas devido a uma anemia severa, que a acompanhava desde criança.

Ela conta que tomou vários remédios e que teve médico que até mesmo disse que talvez ela precisaria se submeter a uma transfusão de sangue devido a gravidade da deficiência do organismo. Além disso, fazia a ingestão frequente de sucos verdes, saladas com folhas escuras e outros alimentos para ajudar no seu quadro anêmico.

Porém, Maria ressalta que seu processo de cura começou após ingerir a ora-pro-nóbis. No vídeo ela mostra a planta em seu quintal e conta que ganhou a muda de um amigo. Este disse que a esposa consumia a planta e que estava muito bem.

A professora relata que come as folhas todos os dias, em forma de salada, misturadas a outros alimentos ou até mesmo puras. Além da melhoria do quadro de leucemia, ela enaltece outros benefícios da ora-pro-nóbis. “Creio em nome de Jesus que foi através dessa planta que fui curada”, ressalta.

O vídeo postado pela professora já conquistou 58 mil compartilhamentos. Para conferir a página dela clique aqui. Maria oferece mudas da planta para quem se interessar.

O que é a ora-pro-nóbis

De acordo com o blog Plantei, a ora-pro-nóbis pode ser utilizada para ornamentação ou alimento. A planta tem conquistado especialmente os veganos por seu alto valor nutricional. Ela possui bastante proteína (aproximadamente 25% de sua composição) e aminoácidos (lisina e triptofano em maior quantidade).

A ora-pro-nóbis também possui elevado teor de vitamina C e é rica em fibras. É muito utilizada para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada.

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

Raio-x

A ora-pro-nóbis é originária do continente americano e seu nome científico é Pereskia aculeata. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.

Seu cultivo é fácil e ela se adapta facilmente a diversos tipos de solo e climas. A parte comestível são suas folhas. Seu preparo é simples e, como qualquer verdura, deve ser bem lavada.

Seu sabor é neutro, ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Ela poderá fazer parte de recheios, saladas, refogados, sopas, entre outros.

As folhas podem ser consumidas em forma de salada        (foto: Come-se Blogspot)

Benefícios da ora-pró-nobis

A planta tem várias indicações. Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

O chá, feito a partir de suas folhas, tem função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras. Também pode contribuir no tratamento e prevenção de varizes.

Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro. A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando doenças oportunistas.

Boa para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol), que também contribui para a integridade da visão. É considerada rica em ácido fólico, que ajuda no desenvolvimento de bebês durante a gestação. Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio.

A ora-pro-nóbis também pode ser incluída no suco verde

Comente

Veja Também

PREFEITURA