UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.19º34º
|

Umuarama

Apaixonada por Inglês, professora Gilmara inova e ensina idioma com músicas

Um dos projetos realizados pela professora é o ‘You Sing, You Learn’, em que o estudante pode aprender inglês cantando

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 10 de novembro de 2019 15h28

Inovar é preciso para se ter sucesso na profissão. No caso de um professor é necessário ter algumas estratégias para ser reconhecido pelos companheiros de profissão e também entre os alunos. Foi essa vontade de fazer diferente e praticar aquilo pelo qual acredita que a professora de inglês Gilmara Paulis consegue se destacar na profissão.

Hoje, trabalhando em um espaço construído na frente de sua casa, Gilmara de 45 anos dá aulas de inglês particular através de um método próprio de ensino. Uma das novidades trazidas pela professora é o projeto ‘You Sing, You Learn’, que consiste em ensinar a língua através de músicas. Com isso, os alunos aprenderão a cantar em inglês e praticar na oralidade algumas expressões e termos importantes da língua inglesa.

Formada em 1997 em Letras Português/Inglês pela Unipar, a professora já trabalhava antes mesmo de terminar a graduação. A metodologia de ensino utilizada por Gilmara é a que utiliza músicas, filmes e atividades lúdicas para despertar o interesse do estudante e fazê-lo fixar o conteúdo ensinado. A professora também tenta usar esse método nas escolas em que trabalha e, por conta disso, chama a atenção dos alunos que são acostumados com os conteúdos estudados apenas em livros didáticos.

“Nesses anos todos como professora percebi que os alunos querem aprender aquilo que é o mais próximo da realidade deles. É o inglês que não está somente no livro, mas no dia a dia. Hoje em dia, a comunicação procura ser a mais dinâmica possível e não tão formal. Por isso eu decidi que queria fazer diferente e explorar atividades diferentes das que estão nas apostilas”, diz Gilmara.

A professora atualmente trabalha também nos colégios Sesi e Prisma. Antes, porém, ela já deu aulas no Hilda Kamal, Jardim Cruzeiro, Pedro II. Gilmara também já morou na Espanha e viajou pela Europa, adquirindo a fluência na linguagem. Ela ainda é especialista em Metodologia de Ensino e Linguística Aplicada à Língua Inglesa. Um dos intuitos da professora é fazer com que os alunos aprendam a se expressar em inglês, mas nesse caso, ela acredita que as necessidades específicas de cada aluno devem ser levadas em conta. Foi por isso que ela começou neste ano a dar aulas na própria escola de inglês, a To Go.

Por que estudar inglês?

“O meu objetivo é fazer com que o estudante entenda que aprender inglês pode ser simples. Então eu tenho a premissa de que os seres humanos não são iguais e eles precisam aprender aquilo que realmente precisam. Por isso sempre pergunto ‘para onde você vai?’ ‘por que você quer estudar inglês?’. Dependendo da resposta, eu planejo aulas específicas para aquilo que ele quer. Se é para viagem, forneço o curso de viagem, se é um mais aprofundado, formulo um mais aprofundado”, ressalta a professora.

Apesar de focar na comunicação e na oralidade, Gilmara também utiliza conteúdos de livros importados de Oxford e Cambridge para trabalhar com os alunos, mas ela tenta não focar somente nas atividades da apostila. “Eu acredito que os livros são feitos para a massa da população. Por isso gosto de trabalhar o lúdico, aquilo que a maioria das pessoas realmente pode utilizar no dia a dia. Considero que o número de aulas nas escolas é limitado e o ideal é que tenha espaços que trabalhem a oralidade”, afirma Gilmara.

Foi com esse objetivo de ser diferente que Gilmara conseguiu chamar a atenção de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Parque San Remo e traz consigo uma de suas principais lembranças da profissão.

“Lembro que eu peguei 15 dias de aula e me falaram que odiaria o lugar porque lá as pessoas possuem muitas necessidades. Pensei comigo mesma que iria fazer eles amarem as minhas aulas e deu certo. No primeiro dia eu fui com uma roupa parecida com a que eles usavam e comecei a refletir que teria que achar a veia que tocasse o coração deles. Fiz isso através de músicas e filmes. Percebi depois que fez a diferença porque os alunos tiveram mais vontade de aprender e se envolviam mais nas aulas. Nesses dias, eles escreviam no quadro e em outros lugares que eu era uma professora legal e eu fiquei muito feliz por realmente conseguir mexer com eles”, relembra a professora.


Acessibilidade

Hoje, atuando como professora na sua própria escola e também em outras instituições de ensino, Gilmara se sente realizada na profissão. Mas a vontade de conseguir atingir mais pessoas fala mais alto no coração da mulher. Para isso, ela tem o desejo de nos próximos anos ofertar aulas para quem não tem muito acesso às aulas de inglês.

Por enquanto na To Go, há as opções de aulas em grupo ou individuais, a depender das necessidades dos alunos. O projeto ‘You Sing You Learn’ também pretende chamar a atenção de mais pessoas que gostam de cantar ou queiram aprender inglês através de músicas. As aulas para essa atividade iniciam-se na terça-feira (12). Serão seis encontros semanais.

“Quando eu tinha 14 anos tive a oportunidade de estudar Inglês com o apoio dos meus pais e isso me motivou a buscar uma graduação. Hoje quero que tanto crianças como adultos também tenham essa oportunidade”, finaliza a professora.

A escola de inglês To Go localiza-se na avenida Rio de Janeiro, 5525. O telefone para contato é (44) 99899-5853.



Comente

Leia também

ANHAGUERA
Fabio Rebuci
TUCCA
LAB
CDO

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 2
OFERTA VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
GLOBAL_MOBILE