UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.20º31º
|

Umuarama

Programa Bairro Saudável permite o descarte correto de lixo eletrônico

Foto: Tiago Boeing/PMU

ASSESSORIA PREFEITURA UMUARAMA O Bemdito 12 de fevereiro de 2019 18h30

Além da coleta de móveis velhos e resíduos que podem acumular água, auxiliando no combate ao mosquito da dengue, o Programa Bairro Saudável tem permitido à população a oportunidade de se desfazer do lixo eletrônico de forma ambientalmente correta.

Junto com a passagem dos caminhões recolhendo os materiais descartados, cada bairro visitado tem um ponto fixo – geralmente as unidades de saúde – onde os moradores podem deixar aparelhos que não funcionam mais e ocupam espaço em suas residências.

Até o início desta semana já haviam sido recolhidos cerca de 50 televisores, além de ventiladores, impressoras, computadores, fornos de micro-ondas, telefones, celulares e antenas, entre outros.

O diretor de Meio Ambiente do município, Matheus Michelan Batista, informa que após a coleta esses aparelhos são transportados até o barracão da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Umuarama (Cooperuma), no aterro sanitário municipal, e destinados à reciclagem.

“O pessoal desmonta os eletrônicos e remove componentes que contam com valor comercial. O restante (geralmente plástico e vidro) também acaba seguindo para o reaproveitamento”, explica. O volume de televisores tem surpreendido, por conta da mudança do sinal analógico para o digital, na transmissão da programação televisiva. “Com isso muita gente está trocando as TVs de tubo por aparelhos de LED, que permitem imagens com mais qualidade, e os televisores antigos estavam ficando encostados, apenas ocupando espaço”, apontou o diretor.

Os pontos fixos de coleta de eletrônico tem sido bem aproveitados em alguns bairros, mas em outros os moradores não se atentaram para a oportunidade. “A Secretaria de Serviços Públicos ainda encontra, com frequência, televisores e aparelhos eletrônicos descartados de forma totalmente irregular, em beiras de estradas e fundos de bairros, em meio ao lixo jogado ilegalmente. É um risco para o meio ambiente e um trabalho a mais para as equipes responsáveis pela limpeza pública”, atestou o secretário responsável pelo setor, José Guimarães de Melo.

Nesta quarta-feira (13), o Bairro Saudável continua a coleta de móveis velhos, bacias, baldes, brinquedos e outros resíduos nas calçadas na região do Jardim Panorama, que envolve os jardins Paraíso, Primavera, Canadá, Tamoyo, Cristal, Global, Maria Lúcia, Carolina, São Marcos, Tangará, Iguaçu, Cidade Jardim, Central Park, Jardim Social e parte da Zona 2.

O próximo local na programação é o San Remo, que inclui um total de 18 bairros.

Comente

Leia também

NEIDE KUMAGAI - Hipnose
CHAPELAO
BRINQUEDOTECA

Mais lidas

ARY BABY