UmuaramaSol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.21º33º
|

Umuarama

Receita Federal apreende mercadorias irregulares no correio de Umuarama

Foto: Alex Miranda

REDAÇÃO O Bemdito 13 de setembro de 2018 16h33

Fiscais da Receita Federal de Foz do Iguaçu estão em Umuarama na tarde desta quinta-feira (13), realizando vistoria em documentação e mercadorias enviadas pelos Correios. A agência Central de distribuição Domiciliar (CDD) é o alvo da equipe.

De acordo com os fiscais, o objetivo é identificar mercadorias importadas, que estão sendo remetidas sem notas fiscais, comprovante de importação e pagamento de imposto. “Os Correios exigem nota fiscal, ou declaração de conteúdo, mas como não possuem a atribuição de fiscalizar o conteúdo, nossa função é descobrir se a mercadoria está regular através de um levantamento de notas fiscais – quando possuem – ou dos remetentes e destinatários”, explica Vagner Souza, auditor fiscal e supervisor.

O fiscal lembra que este tipo de ação da Receita Federal é rotineira. “A cada semana nós verificamos uma agência dos Correios em nossa área de jurisdição”.

As mercadorias apreendidas são encaminhadas à Delegacia da Receita Federal e os proprietários serão intimados a apresentar documentação.

Ainda de acordo com o fiscal, a maioria das mercadorias apreendidas nestas ações é oriunda do Paraguai e comercializada através de sites de e-commerce (vendas pela internet).“Nós temos apreendido desde mercadorias como tapetes, vestuários, até computadores, telefones celulares, bebidas. Sempre acontecem casos de encontrarmos anabolizantes, medicamentos, munições, peças de armas e até entorpecente”, explica.

Segundo os agentes da Receita Federal, se uma pessoa efetua uma compra num site de vendas, paga por ela no cartão de crédito e a mercadoria acaba sendo apreendida, em seu código de rastreamento também aparece uma notificação de que o produto foi recolhido pela Receita Federal.

“Quem perde é o vendedor. O comprador comunica o site responsável pela venda e  por sua vez comunica o vendedor, que deverá devolver o dinheiro ou emitir um novo produto”, encerra Souza.

A quantidade de mercadorias e seus valores não foram divulgados, pois os trabalhos não foram encerrados até a publicação.

Comente

Leia também

NEIDE KUMAGAI - Hipnose
PRO-OFTALMO
katar
REGINA

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 1
GASTRO - Dr. Gilberto
OFERTA_VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla