UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.14º27º
|

Umuarama

Reunião deve validar projeto do Parque Tecnológico de Umuarama

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

ASSESSORIA PREFEITURA UMUARAMA O Bemdito 22 de julho de 2019 18h34

Uma equipe do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec) de Curitiba estará em Umuarama nesta terça-feira (23), a partir das 13h na sede do Sebrae, para a validação do projeto do Parque Tecnológico da Capital da Amizade, que está em fase de planejamento. A expectativa é que em breve a cidade esteja integrada ao seleto grupo de municípios que contam com unidades em operação – como Cascavel, Londrina, Pato Branco, Foz do Iguaçu e Curitiba, que conta com quatro parques.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, explica que os parques tecnológicos são áreas de inovação por excelência que integram universidades, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica e instituições públicas e privadas, voltadas ao desenvolvimento. Além de Umuarama, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranavaí e Jacarezinho estão em fase de projeto e Toledo, Maringá e Cornélio Procópio em fase de implantação.

O Separtec foi criado por decreto estadual como instrumento articulador de parques tecnológicos com a missão de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da inovação e colocar o Paraná entre os três primeiros Estados brasileiros em inovação tecnológica até 2037.

Para isso, busca estabelecer critérios de credenciamento dos parques por grau de maturidade, disponibilizar plataforma aberta ao mapeamento das competências e ativos de inovação e criar fundos de investimento para apoiar a criação dos parques em todas as etapas, envolvendo o setor privado e parcerias com organismos nacionais e internacionais.

"O parque tecnológico já é uma necessidade para o desenvolvimento da nossa economia a partir da inovação, da pesquisa aplicada ao modelo de negócios. Ele surge como uma importante ferramento de apoio e estímulo às ideias inovadoras, por isso é fundamental o envolvimento das nossas universidades estaduais, federal, privadas, dos institutos e grupos de pesquisa do CNPq, cooperativas, sistema S e Prefeitura, todos envolvidos nesta causa", resumiu Bácaro.

Representantes dos parceiros envolvidos no processo e lideranças da comunidade são aguardadas para o encontro dessa terça-feira, que vai validar o projeto de criação do Parque Tecnológico de Umuarama. "As lideranças estão convidadas a participar desse momento, que pode iniciar um novo capítulo na história do nosso desenvolvimento. A inovação é o caminho", completou o secretário.

Comente

Leia também

PIMENTA DOCE
TUCCA
LAB

Mais lidas

ACIU - SABADAO
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
OFERTA VIVIAN 1
OFERTA VIVIAN 2