UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.18º28º
|

Umuarama

Sensores em semáforos de Umuarama entrarão em funcionamento na sexta

Foto: Bruno Alex

REDAÇÃO O Bemdito 16 de maio de 2018 18h55

A partir das 6h de sexta-feira (18) começa a funcionar o sistema de sensores que irá fiscalizar motoristas que avançarem o sinal vermelho ou pararem os veículos em cima da faixa de pedestres em Umuarama. Inicialmente os sensores foram instalados em quatro cruzamentos. Dentro de quatro meses outros seis semáforos receberão o sistema.

De acordo com a diretora da Umutrans, Dianês Piffer, a diretoria de trânsito está padronizando os semáforos para que eles fiquem em amarelo intermitente das 23h às 6h. Desta forma o sensor fica liberado neste espaço de tempo.

Dianês explica que praticamente todos os semáforos da cidade seguirão esta padronização, provavelmente já a partir da noite desta quarta-feira (16). Apenas não permanecerão no amarelo intermitente os semáforos que não permitem este tipo de regulagem.

“Nos pontos onde foram instalados os sensores de avanço de sinal o semáforo ficará amarelo intermitente das 23h às 6h para garantir a segurança do motorista. Vale lembrar que os motoristas precisarão ter bastante atenção, sempre parar e olhar antes de cruzar a via e dar preferência para quem está trafegando na pista à sua direita”, disse.

Dianês salienta que só serão multados os veículos que atravessarem integralmente em sinal vermelho. “Se o condutor começar a atravessar a via quando o semáforo estiver no vermelho, receberá a multa, caso contrário não”, explica, acrescentando: “A orientação da Umutrans é que se a pessoa a está próxima do semáforo, com uma velocidade constante e não há obstáculos, como outros veículos, por exemplo, ela até pode passar no amarelo, se tiver certeza que terá tempo para isso. Porém, se estiver distante, é pior acelerar para tentar passar. Sempre digo: amarelo significa ‘atenção, pare’ e não ‘atenção, acelere’”.

A multa para quem avança o sinal vermelho é considerada de natureza gravíssima, com 7 pontos na carteira e pagamento de R$ 293. Para o caso da parada na faixa, a natureza é leve, com 3 pontos na carteira e custo de R$ 88.

“Já registramos 12 mortes no trânsito de Umuarama apenas neste ano. Então o Município precisa tomar providências. Pode não ser um sistema que agrade a todos, mas para quem segue as normas de trânsito não vai haver mudança alguma”, finalizou Dianês.

Os pontos iniciais são os cruzamentos da avenida Paraná com Rio Grande do Sul e Rolândia, e avenida Tiradentes com Castelo Branco e avenida Liberdade.


Comente

Leia também

RINOPLASTIA - Dr. Ricardo
PRO-OFTALMO
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
ORAL SIN

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 1
GASTRO - Dr. Gilberto
churrascaria
OFERTA_VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
INFOLAB