UmuaramaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.16º26º
|

Umuarama

Presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama volta a estudar após 20 anos

Foto: Ricardo Trindade/OBemdito

ANDRESSA ZAFFALON O Bemdito 16 de março de 2019 10h24

Depois de passar mais de 20 anos sem ir à escola, o presidente da câmara de vereadores de Umuarama, Noel Aparecido Bernardino, o Noel do Pão, retomou os estudos em 2019. O vereador cursou até a 8ª série do Ensino Fundamental e, como milhares de brasileiros, abandonou a escola para trabalhar. Depois de ser escolhido por seus pares para ocupar a Presidência da Casa para o biênio 2019-2020, o vereador sentiu necessidade de voltar a estudar.

¨Quando eu era jovem e saí do fundamental, eu tinha uma ideia de que estudar não era tão importante e que a experiência vale mais para adquirir um emprego. Eu tinha essa ideia até ser vereador. Mas quando entrei para a política, vi a importância de buscar conhecimento¨, relata Noel.

Noel frequenta o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e  Adultos (Ceebja) de Umuarama, no período noturno. ¨Percebi que eu posso somar mais para a população se eu tiver um estudo mais avançado. Com o tempo, vou me aperfeiçoando na leitura, fala, escrita e na matemática. Isso me ajuda a ter mais desenvoltura para os pronunciamentos e mais conhecimentos na hora de formular projetos, indicações e votações¨, ressalta.

Para Noel, outros pontos a serem destacados são as amizades que faz no colégio. ¨Aqui eu conheço mais gente, fico mais perto do povo¨, acrescenta. Conforme o presidente da câmara, a intenção atual é terminar o ensino médio, mas não descarta a possibilidade de futuramente tentar ingressar um ensino superior na área de Gestão Pública ou Administração. ¨Agora eu vejo que a especialização é muito importante para exercer algum cargo e adquirir sabedoria dá mais motivação para qualquer pessoa¨.

O presidente da câmara também afirma que a nova rotina não atrapalha a sua função de vereador. ¨Eu não falto nas sessões. Dia de segunda, que tem as reuniões fixas, eu vou. Converso sempre com a diretora e depois dou um jeito de conseguir os conteúdos passados na escola¨.

Para a professora do Ceebja, Angela Maria Roquete, a história de Noel é um exemplo de superação. ¨Por ele ser um agente público, pode influenciar outras pessoas a continuar estudando. Ele está conquistando o seu espaço aos poucos e mostrando que nunca é tarde para se ter força de vontade¨, declara a professora.


Comente

Leia também

União
Helen

Mais lidas

BALAN_DESKTOP
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla