UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.18º34º
|

Umuarama

Umutrans inicia pesquisa domiciliar de origem e destino da população

Foto: Guia do Turismo Brasil

O Bemdito 12 de julho de 2018 10h26

Nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, equipes do Plano de Mobilidade Urbana iniciam uma pesquisa domiciliar que deve coletar nas residências de Umuarama informações sobre a origem e destino dos moradores para as diversas atividades – como compras, estudo, lazer e trabalho, entre outras. Nos primeiros bairros, as entrevistas serão realizados das 9h às 16h, nos jardins Kennedy, Carolina, San Rafael, Cohapar I (Jardim União) e na Zona 6.

Os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachás e materiais da empresa responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade e a recomendação da Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) é que eles sejam bem recebidos.

“As informações que eles apurarão são importantes para definir o perfil da mobilidade da nossa população, como ela se desloca e quais os roteiros que costuma percorrer diariamente, bem como os destinos. Esses dados ajudarão a orientar políticas de investimento em melhorias dos modais mais adequados para a mobilidade urbana”, explicou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

Organização

Para o levantamento das informações, que será feito por amostragem, o município foi dividido em 28 zonas de tráfego que vão totalizar aproximadamente 1.100 entrevistas domiciliares.

“Esses dados são necessários para dar mais fundamentação ao Plano de Mobilidade. A pesquisa tem por objetivo identificar as características das viagens de moradores do município, que possibilitarão estudos e planejamento do sistema de transporte, bem como a definição dos polos atrativos do município”, acrescentou a engenheira Bárbara Marchesini, especialista em trânsito contratada para elaborar o projeto.

Coleta de dados

Os entrevistadores visitarão as residências, com coletes e crachá de identificação. “Em nenhum momento eles pedirão para entrar nas moradias. As pesquisas serão realizadas até as 16h e se referem a informações das pessoas – quem mora na residência e como cada um se desloca para as diversas atividades do seu dia a dia. Portanto, a população pode ficar despreocupada e atender bem os pesquisadores”, acrescentou Dianês.

Audiência

O Plano de Mobilidade Urbana teve recentemente a primeira audiência pública, quando foi apresentado um completo raio-X da situação do trânsito em Umuarama, do ponto de vista dos motoristas, pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo municipal. A população pôde se manifestarem por meio de críticas, avaliações e sugestões sobre as dificuldades encontradas nas ruas e calçadas da cidade.

O processo de construção do plano embasará um projeto de lei que será submetido à Câmara de Vereadores ainda neste ano. O secretário municipal de Administração, Vicente Afonso Gasparini, destaca a necessidade de planejamento urbano para assegurar a circulação da frota do município, hoje com mais de 80 mil veículos e em constante crescimento, e para o convívio com os pedestres em harmonia e segurança.

“Para melhorar esse convívio e para acessar recursos que nos permitam investir em melhorias no trânsito, estamos empenhados nesse processo sob a condução da Umutrans, com amplo debate envolvendo a comunidade em reuniões, pesquisas e audiências públicas”, destacou. “É importante que todos os setores se manifestem. O plano estabelecerá intervenções, melhorias e políticas de trânsito para décadas. O prefeito Celso Pozzobom espera uma ampla participação popular, para que o modelo seja benéfico a todos os segmentos”, disse Gasparini.

Leia também

Comente

Serão moderados e passíveis de não publicação e/ou exclusão os comentários de cunho eleitoral, que contenham termos que possam caracterizar propaganda eleitoral, tais como a divulgação de nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, bem como palavras chave, tais como eleições, segundo turno ou outras nomenclaturas dessa espécie. Essa restrição permanecerá até o final do período eleitoral.

HOYER - 20% Desconto
NEIDE KUMAGAI - Hipnose
RINOPLASTIA - Dr. Ricardo
OFERTA_VIVIAN 1
ORAL SIN - Aniversário

Mais lidas

churrascaria
OFERTA_VIVIAN 2
katar
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla