UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.19º31º
|

Umuarama

Visão do Futuro entrega 300 óculos gratuitos para crianças de Umuarama

As crianças beneficiadas são estudantes da rede municipal de ensino

Foto: Ricardo Trindade/ OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 30 de novembro de 2019 09h46

O Projeto Visão do Futuro, desenvolvido pelo Rotary Club Umuarama Despertar, entregou na manhã deste sábado (30) óculos de graus gratuitos para 300 crianças que são estudantes da rede municipal de ensino. A entrega aconteceu na Casa da Amizade.

A ação teve por intuito beneficiar as crianças que precisavam do uso de óculos por possuírem problemas oftalmológicos. Para isso, o Rotary Club Umuarama Catedral conversou com a Prefeitura de Umuarama para explicar a ideia do projeto e a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde se disporam a colaborar com a triagem, submetendo todos os estudantes a exames.

A partir disso, verificou-se quais alunos tinham dificuldades oculares para que o projeto pudesse ser desenvolvido. Depois, as crianças que possuíam essas dificuldades puderam escolher a armação que queriam e a lente que seria ideal para o problema que obtinham, tudo realizado após consultas médicas fornecidas gratuitamente pelo Visão do Futuro.

Neste sábado a entrega dos óculos prontos foi realizada. As armações foram cedidas pela Ótica Diniz e as lentes pela Zeiss, parceiros do projeto. A ação foi coordenada também pela Associação Paranaense de Oftalmologia (APO).

Iago Bidim, 11 anos, é um dos que foi beneficiado. Ele estuda na Escola Municipal Manuel Bandeira. Para a mãe do menino, Niiuslene Tasta a ação é de grande valia, pois Iago realmente necessitava do uso do óculos de grau. “Eu já estava pensando em ir no médico, mas como através da escola ele conseguiu um de graça, ficamos muito felizes. O que eu achei legal é que ele mesmo pode escolher a armação da forma como queria”, diz a mãe.

A pequena Ana Laura Pereira, 8 anos, foi acompanhada da avó Enedina Pereira para receber o seu óculos. A menina estava com um sorriso estampado no rosto e fez com que a avó também ficasse feliz com a ação. “A minha neta estava com um problema sério de miopia, ela estava precisando de quase quatro graus nas lentes. Mas o dinheiro para o tratamento pesa no bolso da minha família. Então esse projeto é muito bom para quem precisa”, cita a avó.


Visão do Futuro

A ideia do projeto nasceu no ano passado e quem deu o pontapé inicial foi o médico oftalmologista e rotaryano Dr. Jorge Kumagai. Posteriormente, ele levou a ideia para o Rotary Club Umuarama Despertar e o grupo abraçou a causa. Foi então que Rodrigo Salvador foi o escolhido para ser o presidente do projeto.

“O dr. Jorge estava conversando com um outro parceiro nosso numa fila de supermercado e ele teve a ideia de fazer uma ação social para beneficiar as crianças. Ele sempre tinha esse desejo, mas precisava que mais pessoas apoiassem. Então nosso grupo do Rotary decidiu organizar o projeto”, conta Rodrigo.

Conforme Rodrigo, um dos principais intuitos da ação é fazer com que as crianças não precisem ser submetidas a longas filas de espera. “Uma criança com visão baixa é prejudicada nos estudos. O projeto visa despertar o desejo nela de se dedicar aos estudos, porque se ela tem uma melhora na visão, também pode se dar melhor na escola”, sustenta o presidente do Visão do Futuro.

Felipe Rafael é o representante da Zeiss no Paraná, empresa que forneceu as lentes gratuitamente para a montagem dos óculos. Para ele, é motivo de honra e gratidão participar do projeto. “Eu me comovo com ações que envolvem crianças. Elas são o futuro do país, mas precisam ser valorizadas. Então quando o Rodrigo me contatou para entrar na parceria do projeto, não hesitei e quis fazer parte. Como me preocupo com a qualidade visual dos meus clientes, essa iniciativa me deixa muito feliz”, afirma o empresário.

Em 2018, 408 pessoas foram atendidas, no primeiro ano em que a ação foi realizada. A iniciativa desafoga as filas para consultas oftalmológicas que via Sistema Único de Saúde (SUS) têm tempo de espera de dois a três anos.








Comente

Leia também

PLAY GAMES
Fabio Rebuci
Baruck
PET
ANHAGUERA
LAB

Mais lidas

OFERTA VIVIAN 1
OFERTA VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
GLOBAL_MOBILE