Os pais sempre estão bastante atentos aos filhotes  Foto: Lucas Guilherme
Os pais sempre estão bastante atentos aos filhotes Foto: Lucas Guilherme

Vizinhos se unem para cuidar filhotes de Quero-Quero no centro de Umuarama

Os ‘papais’ são bastante nervosos, mas os vizinhos têm aprendido a lidar com toda essa agressividade. É que o motivo vale a pena: três filhotinhos de Quero-Quero estão em um ninho no canteiro central da avenida Ângelo Moreira da Fonseca, ao lado do antigo pátio de máquinas da Prefeitura de Umuarama.

O cuidado com os bichinhos começou ainda antes de os ovos chocarem. Quem descobriu o ninho foi o pessoal que está trabalhando na construção de um supermercado no terreno. Eles esperaram as aves nascerem para remover o ninho para um lugar próximo e, só então, retirarem a terra no espaço – toneladas de terra estão sendo removidas para a construção do estacionamento no subsolo do futuro mercado.

Agora que os filhotes estão com uma semana de vida já começaram a andar pelo canteiro. E a atenção de vários vizinhos está redobrada.

É o caso de Cleusa Gasparoto Fogaiolo e Renilza Moreno, que sempre que podem estão de olho nos bebês Quero-Quero. Entretanto, não tiram os olhos dos papais, que são bastante atentos aos filhotes. As vizinhas contam que todos os anos as aves fazem ninho na região. E neste ano não foi diferente.

E tem até quem pare o trânsito para evitar que os pássaros sejam atropelados. Outros curiosos aproveitam para tirar fotos dos fofuchos.


As vizinhas Renilza e Cleusa ajudam a cuidar dos filhotinhos


 

Comente

Veja Também

PREFEITURA