UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.17º28º
|

Polícia

Depois de sete anos Guardas Municipais recebem armas de fogo em Altônia

Armas, munições e documento de porte entregues aos GMs
Armas, munições e documento de porte entregues aos GMs
Foto: Divulgação

O Bemdito 12 de junho de 2018 10h06

Após sete anos atuando desarmados, apenas com a ‘coragem’, Guardas Municipais de Altônia receberam armas de fogo. O armamento foi entregue durante uma solenidade que aconteceu na Câmara Municipal sexta-feira (8).

Os GMs receberam três pistolas de calibre 380 da marca Imbel e uma espingarda de calibre 12. A guarnição também obteve munições antimotim para a espingarda de calibre 12, além de munição letal, bem como 150 munições de calibre 380 para as pistolas.

Para que pudessem passar a atuar armados, os guardas da cidade receberam também um treinamento especializado através do curso de tiro, com duração de 590 horas – normas da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), além de um curso de armamento e tiro com duração de 160 horas que terminou em maio de 2017.

De lá pra cá o tramite burocrático atrasou a liberação das armas, que já haviam sido compradas e apenas na sexta-feira é que foram liberadas para o uso.

Porte

Além das armas, os GMs também receberam a documentação de porte funcional para todo o Estado do Paraná. Não há limitação para a utilização do armamento dentro de território paranaense, desde que o guarda esteja em serviço.

Efetivo reduzido

Com efetivo reduzido, com somente 7 guardas que se revezam em turnos de 24 por 72 horas de serviço em equipes formadas por dois GMs, os agentes aguardam um aumento de efetivo, com previsão para 15 guardas municipais, que poderão ser contratados através de concurso público.


Além das pistolas, uma espingarda de calibre 12 também será usada pelos GMs

Comente

Leia também

ORAL SIN

Mais lidas

OFERTA_VIVIAN 1
churrascaria
GASTRO - Dr. Gilberto
OFERTA_VIVIAN 2
PMU
INFOLAB