Política
Deybson Bitencourt é selecionado para organização de formação política
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) selecionou 99 novos integrantes de todo o Brasil para 2020


REDAÇÃO OBEMDITO/RAPS O Bemdito 19 de novembro de 2019 21h07
O vereador Deybson Bitencourt, de Umuarama, foi selecionado para integrar a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Trata-se de uma organização pioneira na formação, apoio, conexão e desenvolvimento de lideranças políticas.
Neste ano, a rede alcançou um patamar histórico de 7030 inscrições para o processo seletivo Líderes RAPS 2020, o triplo de interessados de 2018 e o dobro de 2019. Os interessados foram pessoas de todos os estados brasileiros e de 31 partidos políticos diferentes.
“Este é um sinal de que há cada vez mais brasileiros e brasileiras dispostos a participar da política institucional e também de que a RAPS tem conquistado um espaço relevante da construção de diálogo e de ações conjuntas por um Brasil mais sustentável”, informa Mônica Sodré, diretora executiva da organização.
Deybson destaca que a rede é formada por lideranças da sociedade civil e políticos, sendo um grupo seleto no Brasil. No Paraná, o vereador de Umuarama foi o único político detentor de mandato selecionado para integrar a RAPS em 2020. Para Deybson, “participar do grupo é importante para poder se qualificar, ter acesso a palestras, networking com profissionais extremamente qualificados, enfim, para poder contribuir nas nossas cidades”.
Para o próximo ano foram selecionadas para o grupo 99 lideranças, de 21 partidos políticos e 25 unidades da federação, com distintas trajetórias e experiências. Do total de selecionados, 78% pretende se candidatar às eleições de 2020 e 48% já se encontra no exercício de mandatos eletivos nas esferas municipal, estadual ou federal.
A RAPS é financiada por empresários e, inclusive, foi fundada por um empresário, Guilherme Leal, em 2013.