UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.12º23º
|

Política

Projeto que visa contratar agentes de trânsito está em pauta na Câmara de Umuarama

A proposta foi aprovada em primeira votação e pretende criar vagas para 20 pessoas que devem cuidar, em especial, do estacionamento rotativo da cidade

Foto: Arquivo OBemdito

REDAÇÃO O Bemdito 18 de junho de 2019 19h00

Está em discussão na Câmara de Umuarama um projeto de lei complementar que visa ampliar os cargos públicos com a criação de vagas para agentes de trânsito na cidade. A proposta foi votada pela primeira vez pelos vereadores na sessão da Câmara, que ocorreu na segunda-feira (17), e foi aprovada por unanimidade. A próxima votação, que define se o projeto será aprovado pelos vereadores, acontece na próxima segunda-feira (24).

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o objetivo do projeto é criar um cargo que ainda não existe no município. Para isso, 20 vagas serão disponibilizadas que poderão ser preenchidas caso o Poder Público realize um concurso público para selecionar agentes de autoridade de trânsito. No entanto, em princípio, caso o projeto seja aprovado, a contratação dos agentes será feita por Processo Seletivo Simples (PSS).

“Inicialmente a contratação desses agentes será feita mediante PSS, com vigência temporária, para implantação e avaliação das necessidades do novo modelo de cobrança do estacionamento rotativo regulamentado (Zona Azul) no município. Ao final dos contratos, o município poderá optar pela realização de um concurso público, para o qual serão necessários os cargos efetivos aprovados na estrutura administrativa do Executivo”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa.

Conforme o órgão, a implementação do PSS será feita somente quando o projeto for devidamente aprovado e após o encerramento do processo licitatório da nova empresa que gerirá o estacionamento rotativo da cidade.

O projeto estabelece que os agentes de autoridade de trânsito terão uma carga horária de 40 horas semanais e receberão uma remuneração mensal de R$ 1.686,52. Os requisitos principais necessários para concorrer às vagas são possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB e ter ensino médio completo.

As principais funções dos agentes de autoridade de trânsito são promover a fiscalização, orientação, vistoria, emissão de notificações e auto de infrações, apreensão de materiais e equipamentos irregulares e demolição de obras em risco. Além disso, os novos cargos também serão responsáveis por garantir o cumprimento da legislação do trânsito e transporte público, zelar pela ordem no estacionamento rotativo regulamentado de Umuarama e verificar se os cartões expostos nos painéis dos veículos estão adequadamente preenchidos.

Para saber mais sobre o projeto de lei, clique aqui

Comente

Leia também

ponto mais
PLATA
CABINE
ICE_BANANA

Mais lidas

CELIO MOBILE
TAKEJIMA
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
PLANALTO