UmuaramaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.19º
|

Política

Vereador sugere que Prefeitura use devolução da Câmara para comprar vacinas

Foto: Arquivo pessoal

REDAÇÃO O Bemdito 7 de março de 2019 19h01

O vereador Mateus Barreto utilizou suas redes sociais para sugerir que a Prefeitura de Umuarama utilize a verba devolvida pela Câmara Municipal para adquirir doses de vacina contra a meningite.

Periodicamente a Câmara faz a devolução de recursos economizados à Prefeitura.

Mateus justifica o investimento afirmando que vários casos de meningite estão sendo registrados no Brasil, e até mesmo no Paraná. A vacina na rede particular tem preço elevado e há falta de doses na rede pública. Confira a postagem do vereador:

“Nos últimos dias, temos acompanhado notícias tristes sobre morte de crianças e adolescentes vítimas da meningite meningocócica B, que é a mais agressiva delas. Em razão de não ser disponibilizada pelo SUS e de ter custo consideravelmente elevado, poucas crianças receberam a vacina, pois a maioria das famílias não possuem recursos suficientes para garantir essa vacinação importante aos seus filhos.

Por isso, assinei indicação ao prefeito Celso Pozzobom, solicitando que a vacina para meningite B seja disponibilizada pela rede pública municipal de saúde, utilizando a verba que a Câmara Municipal devolve à Prefeitura para custeá-la”.

Vacinas

Existem três vacinas contra meningite meningocócica no país, mas apenas a contra a meningite meningocócica C, a mais frequente entre as meningites bacterianas, responsável por 60% dos casos, segundo o Ministério da Saúde, está disponível pelo SUS.

Essa vacina é oferecida em postos de saúde de todo o Brasil a crianças com até 5 anos ou acima, caso apresente situação de risco, como a imunodepressão. As demais devem recorrer a clínicas particulares.

As outras vacinas existentes são contra meningite meningocócica B e contra meningite meningocócica A, C, W e Y (quadrivalente) – ou seja, essa inclui o sorotipo C. Ambas estão disponíveis somente na rede privada.

A recomendação da vacina contra a meningite meningocócica C é uma dose aos 3 meses, outra aos 5 meses e um reforço com 1 ano de vida. É indicado ainda tomar outro reforço entre 11 e 14 anos. (Informações: R7)

Comente

Leia também

União
BALAN_DESKTOP

Mais lidas

CELIO MOBILE
TAKEJIMA
VIVIAN 1
VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla