UmuaramaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.22º29º
|

Paraná

12 banhistas foram resgatados no noroeste em 14 dias de Operação Verão

REDAÇÃO O Bemdito 12 de janeiro de 2019 00h59

O Corpo de Bombeiros divulgou balanço dos primeiros 14 dias de trabalho deste ano da Operação Verão, na Costa Noroeste, que iniciou no dia 21 de dezembro e segue até a primeira quinzena de março. Os números já ultrapassaram os registros de toda a temporada passada, demonstrando um acréscimo significativo de turistas. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, até o dia 6 de janeiro de 2019, foram registradas 4946 orientações, 2605 advertências, 12 resgates a banhistas, 17 atendimentos pré-hospitalares e nenhum óbito por afogamento nos postos de guarda-vidas. 

São 54 guarda-vidas trabalhando na Operação Verão nos rios e prainhas em toda a extensão do rio Paraná. Os profissionais estão distribuídos em nove postos localizados no Porto Rico, Portos São José e Porto Maringá. 

Ainda segundo os bombeiros, no ano de 2018, na região de Paranavaí, foram registradas nove mortes por afogamento, o que pode ser evitado se cada banhista adotar algumas medidas de segurança. Veja os alertas e orientações do Corpo de Bombeiros para que o momento de lazer não se torne uma tragédia. 

Orientações

No barco, caiaque ou lancha, use sempre colete salva-vidas e nunca tire a proteção para mergulhar.

Obedeça à sinalização de perigo, pois dela também depende a sua vida.

Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves.  Assim, não terá congestão nem perderá o equilíbrio.

Não deixe crianças brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas. Elas devem ficar a uma distância máxima de um braço de um adulto (bóias não conferem a segurança necessária). 

Escolha o local para nadar

Escolha locais protegidos por guarda-vidas.

Procure um local conhecido e vá sempre acompanhado.

Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas. 

Ao ingerir bebidas alcoólicas, evite entrar na água.

Não se afaste da margem.

Não pule de cima de cachoeiras.

Ao deparar-se com uma situação de emergência (afogamento), ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros 193. 

Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos").

Não tente salvar pessoas em situações de afogamento sem possuir capacitação para isso, prefira jogar flutuadores, cordas ou pedaços de madeira. 

Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Guarda-vidas. Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

(Massa News)

Comente

Leia também

NEIDE KUMAGAI - Hipnose
BRINQUEDOTECA
União

Mais lidas

VIVIAN 1
ARY BABY
baobá
VIVIAN 2
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla