UmuaramaSol com algumas nuvens. Não chove.18º29º
|

Paraná

Darlan Scalco é candidato único à presidência da Associação dos Municípios do Paraná

O prefeito de Pérola, Darlan Scalco, que vai representar os 399 municípios paranaenses
O prefeito de Pérola, Darlan Scalco, que vai representar os 399 municípios paranaenses
Foto: Divulgação/Amerios

O Bemdito 15 de abril de 2019 19h52

O prefeito de Pérola, Darlan Scalco, é candidato único à presidência da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), que engloba os 399 municípios do Estado. A eleição acontecerá na próxima terça-feira (23), às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba. 

Scalco está no segundo mandato como prefeito. Já nos primeiros meses de trabalho deu início a um sistema diferente de gestão, transformando Pérola num canteiro de obras públicas importantes, com inúmeras conquistas sociais, o que também ajudou a atrair investimentos da iniciativa privada. 

Uma de suas maiores marcas é o perfil descentralizador, que traz consigo desde quando integrou o quadro gerencial da Sicredi Vale do Piquiri. Segundo pessoas próximas, ele tem a capacidade de reconhecer as virtudes das pessoas e transformar opositores em aliados, com base no diálogo franco, algo raro em política. 

O prefeito também conseguiu se destacar na gestão como presidente da Amerios (Associação dos Municípios de Entre-Rios), com sede em Umuarama. Naquele momento passou a ser visto como nome forte para a AMP. 

Porém, ele só começou a discutir o assunto publicamente prestes a concluir a gestão na entidade regional, em fevereiro deste ano. A declaração de apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior pesou bastante em sua decisão. “Com um apoio desses eu não posso dizer não. Assumo esse compromisso com o senhor, governador, e com o Paraná”, disse, à época, o prefeito.

Esta será a segunda vez que um prefeito da região presidirá a AMP. O primeiro foi Luiz Sorvos (2013-2015), quando exercia mandato à frente do Executivo de Nova Olímpia. Sorvos teve uma gestão marcante defendendo os interesses dos municípios tanto em Curitiba quanto em Brasília.

Movimento

Fundada em 20 de agosto de 1964, a Associação dos Municípios do Paraná foi declarada Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual 5455, de 24 de dezembro de 1966. Congrega os 399 municípios do Estado e é sua representante oficial. A AMP possui caráter privado, é apartidária, filiada à CNM (confederação Nacional dos Municípios) e lidera o movimento municipalista estadual.

Além de defender os interesses dos municípios do Paraná junto às demais instâncias de Poder, a AMP também oferece serviços de consultoria e assessoria nas áreas jurídica e tributária, bem como fornece informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista.

 

Comente

Leia também

SENAC
União

Mais lidas

TAKEJIMA
CELIO MOBILE
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla