UmuaramaSol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme.19º27º
|

Paraná

Docentes têm até o dia 31 para se inscrever no Prêmio Professores do Brasil

Podem participar professores e professoras da rede estadual

Foto: Divulgação

O Bemdito 25 de maio de 2019 08h49

Com o objetivo de divulgar o trabalho de docentes da rede pública que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, o Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), chega a sua 12ª edição em 2019. Os professores da rede estadual que têm interesse em participar devem se inscrever até 31 de maio.

Além de valorizar o papel dos docentes como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, a ideia do prêmio é dar visibilidade a experiências pedagógicas bem-sucedidas e que sejam passíveis de adoção por outros educadores.

O docente que desejar concorrer precisa enviar um relato da prática pedagógica desenvolvida com os estudantes no ano letivo de 2018 ou 2019. Esses relatos serão avaliados por dois especialistas e, conforme a categoria, podem ser selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional. Vários critérios vão ser levados em conta na avaliação, indo da objetividade do relato até seu conteúdo, passando por pontos como a valorização dos direitos humanos e percepção do espaço escolar, entre outros.

Na edição deste ano podem participar professores de escolas públicas da educação básica, que atuem em estabelecimentos de ensino dos sistemas públicos de ensino federal, distrital, estaduais ou municipais. Também podem participar docentes de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, desde que conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

CATEGORIAS E PREMIAÇÕES – O Prêmio Professores do Brasil possui seis categorias: 1) Educação Infantil – Creche; 2) Educação Infantil – Pré-escola; 3) Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização) – 1°, 2° e 3° anos; 4) Ensino Fundamental – 4° e 5° anos; 5) Ensino Fundamental – Anos Finais (6° a 9° anos); 6) Ensino Médio.

 O conteúdo passa por três etapas de avaliação. Na primeira delas, a estadual, são 486 professores premiados, que recebem certificados e medalhas. Na etapa regional, são selecionados 30 professores, com premiação em dinheiro (R$ 5 mil) e medalhas. A última fase, a nacional, premia seis docentes, com R$ 8 mil, troféu e viagem.

Há, ainda, temáticas especiais passíveis de premiação. Em 2019, são cinco: 1) Esporte como Estratégia de Aprendizagem; 2) Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; 3) Educação Empreendedora; 4) Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no Ensino Fundamental e Médio; 5) Aprendizagem criativa. O número de docentes selecionados e a premiação varia de acordo com a temática.

Para fazer sua inscrição basta clicar aqui.

 

Comente

Leia também

TUCCA
Baruck
Fabio Rebuci
LAB
CAMPESTRI
CURSO

Mais lidas

TOYOTA
OFERTA VIVIAN 2
GAZIN
OFERTA VIVIAN 1
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla