UmuaramaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.22º30º
|

Paraná

Dom João Mamede é nomeado administrador apostólico da Arquidiocese de Maringá

Bispo de Umuarama assume a função após renúncia do arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti

Foto: Arquivo OBemdito

O Bemdito 20 de novembro de 2019 10h16

O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, renunciou ao cargo e o bispo de Umuarama, Dom João Mamede foi designado para ser o novo administrador apostólico da arquidiocese. O pedido de renúncia de Batisti foi aceito pelo Papa Francisco.

Na manhã desta quarta-feira (20), o arcebispo se pronuncia sobre o assunto em entrevista coletiva. A renúncia foi solicitada por motivos de saúde. Agora Dom Anuar passa a ser arcebispo emérito de Maringá.

No próximo dia 24, Dom Anuar completaria 15 anos como arcebispo da cidade. Aos 65 anos de idade, ele está com a saúde fragilizada. Em 2002, sofreu um derrame cerebral e passou a conviver com sequelas quase imperceptíveis, mas nas últimas semanas começou a ter apagões em que chega a perder a consciência, inclusive nas celebrações. Dom Anuar diz que não foi fácil tomar a decisão, mas que é o melhor para ele e para a Igreja.

O bispo da diocese de Umuarama será o administrador apostólico de Maringá até que seja escolhido o próximo arcebispo da cidade. Dom Frei João Mamede FIlho, que é franciscano, já terá compromisso em Maringá nesta quinta-feira (21). Ele continua sendo bispo em Umuarama e vai acumular as duas funções.

OBemdito manteve contato com a Secretaria Paroquial da Diocese de Umuarama que confirmou que Dom Mamede já assumiu oficialmente o cargo. Informações mais detalhadas devem ser divulgadas à imprensa ainda na manhã desta quarta-feira.

(Informações: CBN Maringá e Redação)

 

Comente

Leia também

PLAY GAMES
educare
LAB

Mais lidas

Baruck
VIVIAN 1
PET
TUCCA
VIVIAN 2
ANHAGUERA
Fabio Rebuci
CARRETÃO - Qualidade Dose Dupla
GLOBAL_MOBILE